Ex-deputada foi eleita mês passado pela Câmara com 222 votos
Brasília - A posse solene da ministra Ana Arraes no Tribunal de Contas da União (TCU), ocorre na tarde de hoje, em Brasília. Ana foi eleita pelo Congresso Nacional, no último mês, para ocupar a vaga do ex-ministro Ubiratan Aguiar, que se aposentou em julho deste ano. A solenidade, que será realizada no plenário do edifício-sede do TCU, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) e do filho da nova ministra, o governador Eduardo Campos (PSB).
Ana Arraes se elegeu, no dia 21 de setembro, na Câmara dos Deputados, com 222 votos dos 493 parlamentares que estavam presentes no plenário. A filha do ex-governador Miguel Arraes (falecido em 2005), derrotou os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que obteve 149 votos e Átila Lins (PMDB-AM), com 47 votos, além de outros três candidatos.
Na última semana, Ana Arraes se desligou de suas atividades como deputada federal pelo PSB e tomou posse em cerimônia administrativa no TCU. Na ocasião, ela destacou, em seu discurso, que sua eleição foi uma demonstração de avanço da democracia no Brasil. “Serei, na Corte de Contas, a primeira mulher escolhida pelo voto. Não se trata simplesmente de uma questão de gênero, mas de avanço democrático. Num país em que 51% da população é feminina, se torna cada vez mais natural a participação das mulheres nos espaços de tomadas de decisões”, disse.
A ministra, que foi a deputada federal mais votada no Estado, será a única mulher a compor a corte do TCU, formada por outros oito ministros - dois deles também pernambucanos: José Múcio Monteiro e José Jorge de Vasconcelos. Eduardo Campos encabeçou a campanha para elegê-la e é tido como o grande responsável por sua vitória. Todo o secretariado do Estado, deputados federais e estaduais foram convidados ao evento, que contará ainda com a presença de ministros do TCU, ministros de Estado, parlamentares, prefeitos, ministros de tribunais superiores, desembargadores de tribunais regionais, presidentes de estatais e de agências reguladoras, entre outras autoridades.
AGENDA
De acordo com a Secretaria Estadual de Imprensa, a ida do governador Eduardo Campos à Capital Federal não se deve apenas para prestigiar a posse da mãe no TCU. O socialista também cumprirá compromissos oficiais. Hoje pela manhã, Eduardo se reúne com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e amanhã pela manhã, tem prevista uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para tratar do ajuste fiscal dos Estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário