Em Pernambuco a ampliação deve ocorrer a partir de março
Foi publicada nesta quarta-feira (1º), a portaria que prevê a criação de mais 3.508 novos leitos em enfermarias especializadas para usuários de crack e outras drogas. As ações fazem parte do programa “Crack, é possível vencer” do Ministério da Saúde e dentro do cronograma de ações também está o aumento do valor para pagamento das diárias nas unidades que atuam nesta modalidade.Em entrevista ao FolhaPE, o Ministro interino da Saúde, Mozart Sales, afirmou que a ampliação no quantitativo das enfermarias chega em momento oportuno, de modo a aprimorar o sistema de atenção especial a este público. Segundo ele, a previsão é que até o início de março estas ações já sejam uma realidade eno Estado. “Estamos concluindo as últimas etapas necessárias, garantindo a brevidade dos leitos para atendimento a população do Recife”, afirmou. Ele ainda assegurou que as unidades hospitalares locais já se encontram em processo de adequação e seleção.
A dependência química é uma das formas de manifestação crônica que envolve o comportamento, a cognição e a fisiologia corporal. Na grande maioria dos casos, esta vinculação se refere à busca e ao consumo compulsivo de drogas.
O investimento será na ordem de R$ 670 milhões, ampliando, assim, as 1.600 vagas especializadas já existentes no Sistema Único de Saúde. O objetivo é o estabelecimento de uma rede com ações específicas em estados e municípios de todo o País.
Serão repassados incentivos de implantação, que irão variar de acordo com as vagas ofertadas. Os valores serão destinados à adequação física e compra de equipamentos, assim como a implantação de pontos do “Telessaúde”, um programa que utiliza a internet para oferecer serviços de assistência e qualificação para profissionais da rede pública de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário