Estimativa é de que R$ 595 milhões tenham sido injetados, na capital.
Dados foram divulgados nesta quarta-feira, em balanço da Prefeitura.
Cerca de 710 mil pessoas visitaram o Recife durante os dias de carnaval em 2012, 20 mil a mais que em 2011, quando 690 mil visitantes estiveram pelas ruas da cidade, segundo balanço feito pela Prefeitura da cidade e divulgado nesta quarta-feira (22). Estima-se que o carnaval tenha injetado aproximadamente R$ 595 milhões na economia da capital pernambucana, um aumento de 15,7% em relação ao ano anterior, além de ter gerado mais de 540 empregos diretos e 2.160 postos de trabalho temporários.
O prefeito João da Costa reconheceu, porém, que, em alguns pontos, a cidade deve se preparar melhor para atender aos turistas e moradores durante grandes eventos. Uma das dificuldades é a insuficiência de táxis. "O Recife tem cerca de 6 mil concessões de táxis. Durante os dias normais, tem sido suficiente, mas a partir da Lei Seca, isso tem gerado alguns problemas. A gente pode tentar buscar uma solução, que é manter o convênio com Olinda e Jaboatão nos finais de semana. Isso é uma conversa que nós devemos ter com os prefeitos Renildo Calheiros e Elias Gomes e com o próprio Sindicato dos Taxistas", disse o gestor municipal.
Atrações musiciais
Ao todo, os 17 polos de animação receberam 325 apresentações. Os 42 polos comunitários contaram com 300 atrações e 800 agremiações. Foram 260 arrastões com carros de som, 42 apresentações de freviocas, 985 de orquestras de frevo e 333 minitrios. Na abertura do carnaval, a folia contou com 500 batuqueiros, dez cortes de maracatus, cinco agremiações de caboclinhos e 70 bailarinos, além das atrações locais e nacionais.
“Esse ano tivemos um número de visitação muito expressivo ao Bairro do Recife, com uma média de 600 mil pessoas por dia. Isso é um dado muito importante. A programação foi muito bem recebida pela crítica e pelos foliões”, disse o secretário de Cultura do Recife, Renato Lins.
Outro destaque, segundo o secretário, foi a presença de profissionais locais na grade do carnaval do Recife. “A valorização dos artistas locais é uma coisa muito importante para a Prefeitura. É importante ver a participação de profissionais da terra”, acrescentou.
A chuva, segundo Lins, não atrapalhou a festa. “Apesar da chuva, nós não tivemos problemas com a programação de nenhum dos shows, nem com os palcos. Tudo correu muito bem”, concluiu.
Outros serviços
A limpeza urbana recolheu 394 toneladas de resíduos sólidos, duas a mais que no ano passado, durante os quatro dias de carnaval. Foram mobilizados 1.207 servidores e 27 caminhões para cuidar da limpeza nos nove polos do centro, sete descentralizados e 40 comunitários.
Uma equipe formada por um advogado e dois auxiliares orientou os foliões que tiveram seus direitos violados, na Central do Carnaval. Foram realizados 60 atendimentos, 41 preenchimentos de Boletins de Ocorrência de roubo, furto e extravio de documentos e bens materiais durante os dias de folia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário