Um novo campeonato começa para Santa Cruz e Salgueiro. Depois de uma longa primeira fase classificatória, as duas equipes se encontram nas semifinais do Pernambucano Coca-Cola para decidir quem será o finalista da competição. A primeira batalha pela vaga na final acontece neste domingo, a partir 16h, no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. Praticamente tudo que foi produzido durante os primeiros meses do estadual virou coisa do passado. O único fator que fica é a vantagem do Santa Cruz decidir em casa e de jogar pela igualdade no somatório dos dois duelos. Os corais ganharam esse direito por terminarem na segunda colocação da primeira fase. O Carcará foi o terceiro.
Leia também:
> Melhor mandante, Salgueiro esbanja confiança nas semifinais
> Santa Cruz cresceu no momento certo e chega como um dos favoritos
Para esse jogo, o técnico do Santa, Zé Teodoro, deve preparar a sua equipe para marcar forte o adversário. A ideia é anular as principais jogadas do Salgueiro, único mandante invicto da competição e que possui um aproveitamento de 87,88% no Cornélio de Barros. Apesar disso, o ataque também não será deixado de lado. Zé sabe da importância que será vir para o Recife com um boa vantagem. “Temos de buscar surpreender. Se ficarmos apenas da defesa, certamente eles vão levar vantagem, já que vão estar com seu torcedor incentivando e por conhecerem o campo”, comentou o treinador.
A escalação tricolor não deve ser mistério. Durante os treinamentos da semana, em Serra Talhada, Zé Teodoro deu sinais que deve utilizar a formação com três volantes mais uma vez. Existia até a possibilidade de Luciano Henrique ganhar a companhia de Natan na criação do meio. Contudo, o jovem meia coral sentiu dores na coxa direita e virou dúvida para o confronto. Chicão deverá ser a alternativa.
Uma preocupação de última hora passou a ser o atacante Dênis Marques, artilheiro da equipe com 12 gols. O avançado sentiu lesão no pé direito e virou dúvida, apesar de não ter sido descartado. Caso ele jogue, reeditará uma dupla eficiente ao lado de Geílson. Entrando juntos na equipe titular, os dois ainda não conheceram derrotas neste estadual. Ao todo, foram sete jogos com a dupla entrando de frente no time principal com nove gols marcados por eles. O dado é mais uma esperança para os torcedores mais supersticiosos.
Para tentar anular este ímpeto ofensivo, só mesmo a melhor defesa do campeonato. O Salgueiro foi a equipe que menos sofreu gols neste estadual, 19 ao todo. E jogando em casa, com o apoio da torcida, este muralha parece ser ainda mais forte. Foram apenas sete as vezes que o goleiro do Carcará, Luciano, foi vazado no Cornélio de Barros.
Mas engana-se quem pensa que o Salgueiro tem apenas a defesa como ponto forte. Para tentar sair com uma boa vantagem do primeiro jogo, o Carcará deverá apostar em uma de suas melhores armas, as bolas alçadas na área. Praticamente metade dos 35 gols dos sertanejos saíram de jogadas aéreas. Coincidência ou não, este tipo de jogada é um dos principais defeitos do Santa Cruz. O Tricolor sofreu cerca de 57% (15 de 26) dos gols vindos de bolas levantadas na área durante a temporada. Logo, espera-se que os comandados de Neco utilizem bastante esta estratégia.
Outro ponto forte do Carcará deverá ser o entrosamento. De todas as equipes do G4, o Salgueiro é a que o torcedor mais tem a escalação de cabeça. E neste semifinal não há porque fazer mistério. A equipe titular deverá ser o mesma que vem sendo utilizada com Luciano, Marcos Tamandaré, Alemão, Luiz Eduardo e Peri; Josa, Pio, Vitor Caíco e Clebson; Elvis e Fabrício Ceará.
As peças já estão enfileiradas no tabuleiro desta semifinal. O primeiro movimento será dado a partir do apito do árbitro Nielson Nogueira neste domingo. A promessa é de um duelo equilibrado. Na primeira fase, em jogo válido pela segunda rodada, o Carcará levou a melhor por 2x0. Na 16, porém, o Santa devolveu o mesmo placar no Arruda. Quem vencerá o tira-teima agora?
FICHA DO JOGO - SALGUEIRO X SANTA CRUZ
Salgueiro: Luciano; Marcos Tamandaré, Alemão, Luiz Eduardo e Peri; Josa, Pio, Vitor Caicó e Clebson; Fabrício Ceará e Elvis. Técnico: Neco.
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Diogo, Willians, Leandro e Renatinho; Memo, Pedra, Chicão e Luciano Henrique; Geilson e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.
Campeonato: Pernambucano Coca-Cola. Local: Cornélio Barros, em Salgueiro. Horário: 16h. Árbitro: Nielson Nogueira. Assistentes: Elan Vieira e Charles Rosas. Assistentes Adicionais: Erique Rocha e Enéias Leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário