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segunda-feira, 13 de abril de 2020

Hora do teste: resistência, empatia, ressignificação, valores e humanidade

Hora do teste: resistência, empatia, ressignificação, valores e humanidade.

“Uma epidemia diz mais sobre nós mesmos do que sobre a própria doença”, segundo a pesquisadora Denise Pimenta. Para ela, que é doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a quarentena convidou muita gente para um encontro consigo mesmo. Você foi a esse encontro?
Fomos colocados à prova. Uma pandemia permitiu reconhecermo-nos   seres humanos em pé de igualdade numa sociedade desigual. Indistintamente, classes sociais foram atingidas, o sentimento de medo, insegurança e incerteza tomou conta das pessoas. Para nós, professores, não está sendo diferente, enfrentar esse desafio global que é tarefa de todos. Não é tempo de julgamentos ou lutas particulares, temos um inimigo invisível em comum. É hora de reinventar-se como educador e como ser humano de valores.   Em tempos difíceis, somos provocados a criar estratégias para lidar com os desafios. Criatividade, resiliência, empatia ... são algumas habilidades e capacidades que contribuirão para enfrentarmos as demandas de uma crise. 
“A criatividade é a inteligência se divertindo”, e a gente começa com Einstein, porque ser professor pede muita criatividade mesmo. 
Sou PROFESSORA, amo a missão de educar, amo os meus educandos e sou responsável, também, pelo processo de ensino e aprendizagens deles. 
VOU SIM: gravar vídeos, fazer lives, investir tempo, pesquisando e estudando para preparar material diferenciado para eles durante o isolamento social, devido ao COVID – 19. Sabem por quê?
GRATIDÃO!  A educação sempre foi minha paixão, “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”. E vamos de Freire, movendo sonhos, edificando valores.  Como agente de mudanças positivas, comprometo-me neste momento tão delicado com todos meus alunos e seus familiares, cumprindo, assim, o papel de ser transformador de uma sociedade. 
A UNESCO estima que quase um bilhão de alunos, em todo o mundo, terão que ficar em casa por semanas ou meses em diversos países, incluindo o Brasil, e nós vamos ficar de braços cruzados?
É fundamental criar estratégias para garantir que eles possam continuar aprendendo de forma saudável e viável durante a crise. Em nome de nossa missão, merecemos oferecer aos nossos alunos o “Tempo Justo”, para a construção do saber, ensinar a refletir, provocar o pensamento crítico... Sim, sem dúvida essa não é a solução para resolver todas as questões que envolvem os processos de aprendizagens em tempos de pandemia, mas com certeza é uma tentativa de muitas que serão desenvolvidas para minimizar os prejuízos deixados pela crise que nossos alunos enfrentam. Estamos tentando, aprendendo, construindo... 
A experiência de 2020 será um marco decisivo na educação para todos nós. Encarar essa realidade e utilizar meios que venham a colaborar, como a tecnologia (quando presente) que aparece como forte aliada e utilizá-la a nosso favor, pode favorecer muito, frente às necessidades emergentes. 
Portanto, quando tudo isso passar, podemos nos perguntar: Como foi minha contribuição enquanto educador e ser humano nesse processo?

Haaaa... este texto tem autor,

Professora Maria Betânia Leal

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O Legado de Júpiter

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CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

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