Segundo Nilza Lyra, leite é o alimento que mais provoca alergias.
Atendimento específico é realizado no Hospital das Clínicas e Imip.
Muitas crianças apresentam, nos primeiros anos de vida, um quadro de alergia alimentar, que é uma reação exagerada do sistema de defesa do organismo à determinada proteína presente nos alimentos. É importante que os pais procurem médicos para identificar qual comida seu filho tem intolerância. Segundo Nilza Lyra, coordenadora do ambulatório pediátrico do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, a comida que mais provoca alergias na região é o leite. Outros vilões apontados são ovo, trigo, soja e amendoim.
Os sintomas podem aparecer na pele, com placas vermelhas e coceira, e nos sistemas gastrintestinal, com diarreia e dor de barriga, e respiratório, através de tosse e rouquidão. Esses sintomas vêm à tona logo após a ingestão do alimento ou até horas e dias mais tarde. O atendimento no setor especializado no Hospital das Clínicas acontece apenas nas segundas-feiras. Entretanto, os pacientes devem passar por atendimento médico anteriormente.
“Elas precisam ser encaminhadas pelo pediatra. Aqui, elas passam por triagem, pois nem todo caso é verdadeiramente alergia. Nós avaliamos cada caso individualmente”, contou a doutora Nilza Lyra. O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - Imip, no bairro dos Coelhos, no Recife, é outra instituição que oferece tratamento acompanhando os pacientes com alergia. No Hospital das Clínicas, entretanto, são atendidos os casos mais graves.
Ter alergia a leite é uma grande dificuldade apontada pelas famílias e médicos, pois produtos derivados são facilmente encontrados, a exemplo de queijos. Por isso, os especialistas apontam alguns cuidados: os pais devem seguir orientações como acompanhamento da dieta alimentar do filho e olhar sempre os rótulos dos alimentos para ver se há alguma substância que provoque alergia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário