A calmaria das cidades do interior está sendo quebrada por manifestações políticas, que nascem na internet e se espalham nas câmaras municipais. Na linguagem da rede, a ação é chamada de 'swarming' (enxame). Os protestos este ano já aconteceram em várias cidades, inclusive no Recife. Atualmente ocorrem em Ribeirão Preto e em Araraquara, em São Paulo. No ano passado, as manifestações ajudaram a derrubar o prefeito e o vice-prefeito de Campinas (SP) e evitaram o aumento nos salários de vereadores de São José do Rio Preto e de Jundiaí.
Após pressionar nas redes sociais e nas sessões da Câmara, a força de um dos movimentos em Ribeirão Preto fez os vereadores recuarem de um aumento já aprovado. Na cidade, o 'swarming' está no ápice. A pressão contra o aumento de 39,8% no salário dos vereadores fez os políticos cortarem a correção para 17% em 2013. Mas os manifestantes querem aumento zero - e os protestos persistem.
O movimento inspirou o grupo Reage Araraquara. O aumento de 60% nos salários dos vereadores provocou mobilização na rede, seguida por protestos na Câmara. Augusto de Franco, criador da Escola de Rede, que estuda as interações nas redes sociais, afirma que a internet acelera os processos, mas não causa as mobilizações. 'São jovens que querem algo diferente do que está aí', disse. É o que ocorre em Jundiaí, onde a mobilização foi catalisada pelo site Cidade Democrática. Lá, qualquer pessoa pode sugerir políticas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário