EUA frustram plano da Al Qaeda para explodir avião comercial
Os Estados Unidos informaram nesta segunda-feira que frustraram um plano do grupo terrorista Al Qaeda para destruir um avião em solo americano, de acordo com as emissoras de televisão CNN e ABC News e as agências de notícias Associated Press e Reuters.De acordo com agentes da CIA (Agência Central de Inteligência, sigla em inglês), um ramo da organização no Iêmen organizaria uma versão do ataque fracassado do Natal de 2009 em Detroit, em que um homem carregava uma bomba dentro da cueca.
A intenção da organização, segundo os agentes, era fazer um ataque a bomba em um voo comercial próximo à lembrança de um ano da morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, na última quarta (2).
O FBI, a polícia federal americana, estaria examinando uma bomba encontrada com suspeitos do ataque, que foi apreendida pela CIA.
De acordo com os representantes do setor de inteligência, não foi comprada nenhuma passagem aérea e o alvo não havia sido escolhido. Também não foi indicado quem seria o homem-bomba.
SISTEMA MAIS MODERNO
O artefato encontrado teria um explosivo industrial que dispensa a utilização de metais, da mesma forma que no ataque frustrado de 2009, em que um homem foi preso ao tentar explodir um avião no aeroporto de Detroit.
De acordo com agentes americanos, o sistema de detonação utilizado seria mais avançado que o usado pela Al Qaeda na tentativa de três anos.
O explosivo ainda passaria pelos detectores de metais do aeroporto, mas a CIA não confirmou se os novos escâneres corporais, usados nos aeroportos americanos, seriam capazes de identificá-lo.
As autoridades dizem que há suspeitas de que a bomba foi elaborada pelo terrorista Ibrahim Hassan al Asiri, responsável pelos explosivos da Al Qaeda.
A revelação do plano seria feita em anúncio oficial do governo americano nesta terça. De acordo com as agências de notícias, oficiais dos Estados Unidos pediram que o assunto fosse preservado até o fim das lembranças pela morte de Bin Laden.
Nenhum comentário:
Postar um comentário