O domingo foi comemorado de forma especial pelos devotos de Nossa Senhora de Fátima. Ontem, quando os católicos celebraram o dia da Santa, a Igreja que leva o nome dela, localizada no antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, passou a ser Santuário Arquidiocesano. Na prática, essa mudança, de acordo com o padre Antônio Mota, reitor do templo, permitirá que os fiéis tenham mais tempo para frequentar aquele ambiente religioso.
Antes, quando era apenas mais uma Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o local ficava aberto ao público da sexta-feira ao sábado. “Agora, vamos poder acolher os fiéis da terça-feira ao domingo, sempre a partir das 16h. Isso é muito bom no momento em que as pessoas estão cada vez mais precisadas de se aproximarem de Jesus”, analisou o padre Antônio Mota, logo depois de ter celebrado a missa das 9h.
As comemorações do domingo tiveram início às 6h, quando houve a queima de fogos e foi servido o café da manhã. Ao meio-dia ocorreu um missa com o frei Aluísio Fragoso. Em seguida, às 14h, foi feita a Adoração ao Santíssimo Sacramento e mais tarde o Terço dos Homens foi rezado. “Estou acompanhando essa festa desde o primeiro dia. Neste domingo não poderia ficar em casa”, disse a aposentada Severina Bezerra da Silva, 72.
Pela manhã, quando o número de fiéis ainda era pequeno, se comparado com o público da noite, estimado em 1,5 mil presentes, as pessoas aproveitaram para rezar aos pés da imagem da Santa. “Desde criança sou devota de Fátima. Em 2000, fui à Portugal, onde há um espaço dedicado a ela, e minha fé só aumentou. Sempre que estou preocupada ou preciso de ajuda divina, oro à Santa e a Jesus”, explicou Marlene Monteiro de Barros, 69.
Fé semelhante tem Irene Lima de Sales, 68. “Minha mãezinha nunca me deixou sofrer. Sempre que tenho problemas rezo para superá-lo. Com orações e muita confiança, consigo o alívio esperado”, disse a aposentada.
Apesar do título de Santuário ter sido atribuído a Igreja de Nossa Senhora de Fátima depois de 77 anos de sua fundação, a irmã Arlinda Araújo resoltou que o sucesso religioso do templo foi atingido há um bom tempo. “Quando o Colégio Nóbrega funcionava, muitos estudantes se encontravam aqui. Eles participavam das missas e dos grupos de jovens existentes. Esse reconhecimento vem reforçar a importância deste lugar”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário