Meta é vacinar 1,3 milhão - até agora, foram vacinadas 332 mil pessoas.
Grávidas, idosos, crianças e profissionais de saúde devem se vacinar.
A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 25 de maio, a sexta-feira da próxima semana. Mas, em Pernambuco, o número de pessoas vacinadas está bem abaixo do que esperava a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A meta é vacinar 1,3 milhão de pessoas no estado. Mas, até agora, foram vacinadas apenas 332 mil pessoas.
A vacina é indicada principalmente a idosos, mulheres gravidas, crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses e também profissionais de saúde. O primeiro grupo deve ser imunizado porque é o que sofre mais as consequências da doença; já os profissionais de saúde devem ser prevenir por estar em contato direto com os doentes. “A vacina é segura e não tem contra-indicação para gestantes. Pode-se tomar em qualquer idade gestacional. Quem não pode tomar é aqueles que apresentaram reação alérgica em doses anteriores e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados”, contou Maria das Nuvens Batista, técnica do Programa Nacional de Imunização.
A dose da vacina contra a gripe é trivalente e protege contra três tipos de vírus, inclusive a H1N1. “São vírus de grande circulação. A vacinação é iniciada nesse período de abril a maio por conta da chegada do inverno”, informou Maria das Nuvens. As pessoas que queiram se vacinar devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário