TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ação oferece diagnóstico de hanseníase de graça no Recife

Atendimento ocorre neste sábado (28), no Pátio do Carmo, das 8h às 16h.
Mais de 2,2 mil casos foram registrados em Pernambuco ano passado.

Neste sábado (28), a população terá atendimento de graça para diagnóstico da hanseníase no Recife. A ação, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, ocorre no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade,  das 8h às 16h. A doença persiste como um problema de saúde pública em Pernambuco. Em 2010, 2.799 novos casos foram registrados no Estado, contra 34.894 notificações em todo o  Brasil. Em 2011, os números foram de 2.220 e 30.298, respectivamente.

Levando-se em conta o número geral de casos de hanseníase, Pernambuco fica em 10° entre os estados brasileiros. Considerando apenas os pacientes menores de 15 anos, a posição sobe para 6° lugar. "Crianças infeccionadas é um indicador de que a doença está se alastrando na população, pois, geralmente, a criança pega com um adulto que está ao seu redor. Por isso, a hanseníase ainda preocupa muito", explicou a diretora geral de Controle de Doenças e Agravos, Roselene Hans. Hoje, 62% dos casos são registrados na Região Metropolitana do Recife.

A mobilização deste sábado antecipa a comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o último domingo do mês de janeiro. Ao todo, 20 dermatologistas e residentes de serviços credenciados do Estado, distribuídos em três consultórios em esquema de rodízio, realizarão consultas, exames clínicos e dermatoneurológicos, além de testes de sensibilidade.

Deve procurar o atendimento quem identificar na pele manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e até caroços, com alterações de sensibilidade à dor, frio, calor e tato. Dormência ou formigamento nas mãos ou nos pés, ausência ou diminuição de suor na área atingida ou perda de pelos no local também estão entre os sinais. A doença também atinge nervos periféricos, e, se não tratada, pode causar sequelas motoras.

O paciente que for diagnosticado com a enfermidade será encaminhado para o Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo à sua residência, já que os casos de rotina de hanseníase são tratados na rede municipal. Apenas os casos mais graves e com complicações serão atendidos no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, e no Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, unidades de referência no Estado. A medicação é gratuita e fornecida pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Gerência do Programa de Controle da Hanseníase, na ação do ano passado foram examinadas 420 pessoas, com um saldo de 28 casos diagnosticados. É a terceira vez que o evento acontece no bairro de Santo Antônio. "Hoje, alcançamos 77% de cura dos pacientes que entram em tratamento. Só pelo fato de iniciar a medicação, ele já não transmite mais a doença. Nossa meta agora é alcançar 90% de cura até 2014", disse a diretora.

O diagnóstico precoce e o acesso da população ao tratamento estão entre as principais metas do Programa Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase. A doença também está inserida no projeto Sanar, Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, lançado pela SES, em 2011, com o objetivo de reduzir ou eliminar as doenças tropicais endêmicas que atingem a população de baixa renda. Atualmente, o Projeto Sanar está atuando em 108 municípios pernambucanos. A população pode buscar informações no telefone da ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde: 0800.286.2828.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Prefeitura de Casinhas realizando sonho da casa própria da população carente do nosso município

  A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou a primeira entrega do Programa Cas...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo