- Senador Jorge Viana (PT-AC) fez apelo ao STF para manter Renan no cargo; caso o peemedebista seja afastado definitivamente, petista pode renunciar e abrir caminho para Jucá comandar o Senado
O senador Jorge Viana (PT-AC), atual vice-presidente do Senado, disse a ministros do STF que não quer suceder Renan Calheiros na presidência da Casa. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
O petista, segundo a jornalista, teria dito que "não tem condições de assumir" e fez um apelo dramático para que a Corte encontre uma saída para manter Renan no cargo.
A alegação de Viana é a de que ele não teria governabilidade caso assumisse o posto, já que sofreria violentas pressões tanto do governo, para votar medidas de contenção de gastos, quanto da oposição, que pediria para protelá-las.
De acordo com o Painel, também da Folha, o comando do Senado pode cair no colo de Romero Jucá (PMDB-RR), segundo vice da Casa. Caso o STF confirme o afastamento de Renan, senadores acreditam que Viana deve renunciar ao cargo. Na linha sucessória, o ex-ministro de Temer é o próximo a assumir o posto.
(Com informações da Folha de S.Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário