TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

terça-feira, 5 de junho de 2012

Crianças de Noronha recebem aula de preservação


Estudantes recebem aula prática (Foto: Ana Clara Marinho)
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (05) os estudantes de Fernando de Noronha tiveram uma aula diferente. Os alunos, do quarto ano da Escola Arquipélago, visitaram o sítio de frutas de um velho morador da ilha, conhecido como “Seu Hélio Catemba”. As crianças foram ao local acompanhadas pelos professores pelo fiscal do Parque Nacional Marinho, Marcos Aurélio da Silva.
A área conta com mais de 200 árvores frutíferas de manga, caju, pitanga, pinha, jaca, graviola, entre outras. A garotada também pode ver espécies endêmicas (só existe na ilha), como uma gameleira com cerca de 30 metros de altura. Marcos Aurélio explicou que aquelas árvores foram plantadas no século passado, provavelmente pelos presos na época em que Noronha ainda era um presídio. Os estudantes observaram tudo como se estivessem um parque de diversão.
No solo, um tapete de mangas, que não foram recolhidas pelo proprietário por falta de mão de obra e que foram coletadas livremente pelos estudantes. “Este trabalho é um complemento importante para as disciplinas que estamos ensinando. Nós vimos na sala de aula a teoria de solo, vegetação e temperatura, e agora estamos aplicando na prática” avaliou a professora Maria da Conceição Andrade do Nascimento.
Não falta manga (Foto: Ana Clara Marinho)
  • A aluna Jessyca da Silva, de onze anos, nasceu na ilha e nunca havia estado neste sítio, localizado na Vila do Boldró. “É muito legal. Agora sei porque nos locais com árvores a temperatura é mais baixa” disse a estudante que levou uma muda para plantar na escola.  O garoto Gabriel Silva Rosa, de nove anos, também nasceu em Noronha e não conhecida o local. “ Gostei muito. Aqui eu aprendi a importância da minha, que ajuda as plantas” contou Gabriel que resolveu plantar no sítio mesmo uma mangueira com a ajuda do amigo Vitor de Oliveira, também de nove anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo