TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Heloiza Recebe o Sacramento do Batismo



 De maneira geral, os sacramentos “são ações do próprio Cristo que difunde a graça do chefe divino nos membros do Corpo místico. São ações ou gestos de Cristo não somente porque por Ele foram instituídos, mas, sobretudo, porque opera Ele em cada um” (BARTMANN, 1962). Assim, podemos entender a importância e a necessidade dos sacramentos na vida da Igreja. É o próprio Cristo que se manifesta e atua em cada cristão.


Caro leitor, neste breve artigo, iniciaremos uma série sobre os sacramentos da Igreja Católica. Começaremos, por assim dizer, com o sacramento da iniciação e de abertura aos demais sacramentos, que é o Batismo.


De maneira geral, os sacramentos “são ações do próprio Cristo que difunde a graça do chefe divino nos membros do Corpo místico. São ações ou gestos de Cristo não somente porque por Ele foram instituídos, mas, sobretudo, porque opera Ele em cada um” (BARTMANN, 1962). Assim, podemos entender a importância e a necessidade dos sacramentos na vida da Igreja. É o próprio Cristo que se manifesta e atua em cada cristão.


O Catecismo da Igreja Católica define sacramento como: “Os Sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os Sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naqueles que os recebem com as disposições exigidas” (§1131).


:: Como rezar?


Os sacramentos servem para a santificação do povo de Deus, assim, edificam a Igreja, Corpo místico Cristo. Daí, com o passar do tempo, com a definição, importância e papel dos sacramentos, a Igreja, no Concílio de Trento, define o número de sacramentos como sendo sete, a saber: Batismo, Eucaristia, Crisma, Unção dos Enfermos, Ordem, Matrimônio e Reconciliação.


“Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (cf. Mt, 28,20).


O primeiro sacramento, assim conhecido como Batismo, é o fundamento de toda a vida cristã e a porta de acesso aos demais sacramentos. O Batismo nos livra do pecado e regenerados como filhos de Deus. O nome Batismo vem da maneira que ele acontece, do grego que significa “mergulhar”, “imergir”. O batizando é mergulhado na água, simbolizando a sua sepultura e, logo em seguida, o renascimento para Cristo como nova criatura.


O sacramento do Batismo tem origem no momento em que o próprio Jesus ordena de que houvesse o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cf. Mt 28,19). Unido ao efeito do Batismo no cristão, que é a regeneração espiritual e a admissão ao Reino de Deus, vem acompanhado de uma promessa do Senhor: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (cf. Mt, 28,20).


O Batismo, por desejo divino, é absolutamente necessário a todos os homens para a salvação. O batizado recebe um símbolo espiritual indelével, que o torna para sempre marcado por Deus. Assim, lembrar dessa graça e tomar consciência dela, gera um impulso a viver como filhos no seguimento de Cristo, sustentados e guiados pelo Espírito Santo na comunhão fraterna da Igreja (FORTE, 2013).


:: Batizados e enviados para a missão


Têm-se como efeitos do Batismo, frutos curativos e santificantes, que ocorrem na remissão total da pena temporal e eterna. O efeito santificante se dá pelo Espírito Santo que habita na alma do batizado. Desta forma, Deus concede a graça santificante ao membro batizado. O Papa Francisco nos recorda que, o Batismo permite que Cristo viva em nós e que nós vivamos unidos a Ele, para colaborar na Igreja, cada um segundo o seu próprio carisma.


:: Não consigo rezar, e agora?


É importante lembrar que: o próprio Senhor quis ser batizado, acontecendo assim, João batiza o autor do Batismo, como podemos ler: “Nesse tempo, veio Jesus da Galileia ao Jordão até João, a fim de ser batizado por ele. […] Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (cf. Mt 3,13.17).


Fábio Nunes

Seminarista da Canção Nova


Fontes:

BARTMANN, Bernardo. Teologia Dogmática: sacramentos – escatologia. São Paulo: Paulinas, 1962.

BÍBLIA de Jerusalém. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2008.

CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.

FORTE, Bruno. Breve Introdução aos Sacramentos. Tradução Antonio Efro Feltrin. São Paulo: Paulinas, 2013.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Prefeitura de Casinhas realizando sonho da casa própria da população carente do nosso município

  A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou a primeira entrega do Programa Cas...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo