TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

terça-feira, 22 de junho de 2021

11 seminaristas recebem o ministério de acólito e dão mais um passo rumo ao sacerdócio


Fonte/


Na tarde do último sábado, 19 de junho de 2021, seminaristas da Diocese de Nazaré receberam o ministério de acólito. A celebração eucarística aconteceu, às 16h, na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Vicência-PE, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (confira aqui). Participaram, também, da eucaristia os padres José Marcos (pároco), Marisaldo Barbosa (reitor do Seminário Maior), Marcos Antônio (vice-reitor do Seminário Maior), André Carlos (cerimoniário diocesano) e mais alguns sacerdotes do clero diocesano. A cerimônia obedeceu a todos os protocolos de segurança necessários: número reduzido de fiéis, distanciamento, uso obrigatório de máscara e higienização.

Dos 11 seminaristas instituídos no acolitado, quatro são estagiários: Cezar Diego Torres do Nascimento, Gemerson Ferreira da Silva, José Júnior Rodrigues e Rodrigo Justino de Lima; e sete são do 4º ano de Teologia: Álvaro Benicio de Gusmão Bezerra, Edivan de Arruda Vasconcelos, Elias Jordan Travassos de Sousa, João Claudino de Santana Júnior, Júlio César Nascimento Dias, Luiz Felipe da Silva e Maxi Pacífico dos Santos.

Eles foram instituídos no leitorado no dia 15 de maio, em missa presidida por Dom Francisco Lucena, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Timbaúba-PE. Esses dois ministérios (de leitor e acólito) também são confiados aos leigos. Aos seminaristas, contudo, eles são conferidos normalmente durante o término dos estudos, preparando-os para as ordenações diaconal e presbiteral.

“Com muita alegria fui instituído no ministério de acólito, que representa, na minha vida, a confirmação do amor infinito de Deus na vocação a que fui chamado. O acólito é instituído para ajudar o diácono e prestar seu serviço ao sacerdote. Assim, estamos perseverantes, trilhando o caminho rumo ao diaconado e depois ao presbiterado”, partilhou o seminarista João Júnior.

“O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento” (Cerimonial dos Bispos).

“Esforcem-se por viver mais intensamente do Sacrifício do Senhor, conformando-se mais plenamente a Jesus”, disse Dom Lucena em sua homilia. E mais: “Sirvam, com sincero amor, o corpo místico de Cristo, que é o povo de Deus, especialmente os fracos e os enfermos”, instruiu-os.

Ao final da celebração, em nome dos seus irmãos, o seminarista Gemerson Ferreira proferiu os agradecimentos. “Quero externar a nossa gratidão, primeiramente ao Bom Deus, que nos chama ao seu serviço; ao senhor Dom Francisco, que com muito zelo tem cuidado de nós, como verdadeiro pastor; à nossa família, que nos acompanha com todo o amor, sempre presente, mesmo que ausente hoje fisicamente; ao nosso reitor e vice-reitor, juntamente com toda a equipe de formação; ao padre José Marcos que nos acolhe aqui em sua paróquia, o nosso muito obrigado; a toda família OVS, que se alegra conosco neste dia, que reza e sustenta também a nossa vocação; a todos os nossos irmãos seminaristas que estão nos acompanhando de suas casas; a tantos amigos e amigas, paroquianos e paroquianas que nos acompanham neste momento, a nossa saudação fraterna […]”.

Confira mais fotos da celebração:

Fotos e imagem de capa: Pascom Vicência

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Prefeitura de Casinhas realizando sonho da casa própria da população carente do nosso município

  A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou a primeira entrega do Programa Cas...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo