TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

sábado, 27 de outubro de 2018

Bispo-auxiliar de Olinda e Recife é notificado pelo TRE por suposta propaganda eleitoral durante missa

Imagem relacionada


Em nota oficial, a Arquidiocese de Olinda e Recife afirma que dom Limacêdo 'defende os direitos humanos'. 'Não poderia deixar de mencionar quais posicionamentos devem pautar a vida de um cristão. O direito à vida, à justiça e à liberdade', diz o texto.

Documento mostra notificação de bispoa-auxiliar do recife por suposta propaganda eleitoral irregular — Foto: Reprodução/WhatsApp
Documento mostra notificação de bispoa-auxiliar do recife por suposta propaganda eleitoral irregular — Foto: Reprodução/WhatsApp
Por G1 PE
 
O bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, foi notificado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) por suposta propaganda eleitoral irregular em uma missa. O documento diz que ele deve se abster de “fazer propaganda eleitoral em benefício de quaisquer candidatos, em templos religiosos, em face de proibição legal.”
Segundo o assessor do TRE-PE Orson Lemos, na quinta-feira (25), gravações de uma missa presidida pelo bispo-auxiliar foram enviadas para o Sistema Pardal, que recebe denúncias de irregularidades eleitorais. O mandado de notificação foi entregue no mesmo dia, na Arquidiocese de Olinda e Recife.
O documento de intimação, assinado pelos juízes da comissão de propaganda eleitoral do Recife, aponta que o tribunal recebeu informações de que dom Limacêdo estaria fazendo “apologia a certa candidatura e dizendo para não votar na outra, induzindo os votos dos fiéis”.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o bispo-auxiliar fala sobre a vida e aborda o tema eleitoral. “Não se pode votar em quem defenda a tortura. Quem defende tortura não defende a vida”, afirma, sem citar nomes de qualquer candidato.
Na missa, o bispo-auxiliar prossegue falando sobre seu ponto de vista: “Defender a vida é defender políticas públicas para as pessoas estudarem e para o jovem ter acesso à universidade. É cuidar dos idosos”, declarou.
Limacêndo Antônio manda uma mensagem para os devotos: “Defesa da vida não é votar em quem alimenta e defende a tortura. É votar em quem defende a democracia. Quem defender a ditadura, não vote, pelo amor de Deus”.
Depois, fala sobre a ditadura militar. “Muita gente morreu no país, minha gente, para a gente poder votar, para a gente poder dizer o que pensa, mesmo errado. Democracia é isso, eu poder expressar aquilo que sinto lá dentro. A ditadura não permite ninguém dizer o que pensa".
Segundo o assessor do TRE-PE Orson Lemos, o bispo-auxiliar não falou em nomes de candidatos nem de partidos. Dom Limacêdo não sofrerá nenhuma punição, segundo o TRE.
“Ele pode votar e continuar presidindo missas normalmente. Caso ele se torne reincidente, o juiz da propaganda pode abrir um procedimento”, acrescentou.
Lemos afirmou que essa é a terceira intimação feita a líderes religiosos desde o primeiro turno das eleições, em 7 de outubro. O primeiro foi o bispo anglicano Paulo Garcia, e o outro, o padre Evilásio Medeiros, da Paróquia do Pina. “Também já fizemos ações em duas igrejas evangélicas”, disse Lemos.

Resposta da Arquidiocese

Em nota oficial, a Arquidiocese de Olinda e Recife afirma que em nenhum momento dom Limacêdo cita o nome de nenhum candidato.
“Durante toda sua homilia, dom Limacêdo defende os direitos humanos, o direito à vida e uma vida plena, segura e justa, livre de qualquer injustiça, conforme é ensinado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Menciona que este é o pensamento que deve nortear qualquer cristão, principalmente no momento social em que nos encontramos, no momento do voto, na escolha do líder que irá direcionar os próximos passos da nação brasileira”.
O texto ainda diz que o religioso “deixa livre, que de outra maneira não poderia ser, para os fiéis escolherem em quem suas convicções os orientarem a votar”. E prossegue: “Contudo, como pastor do rebanho de Cristo, não poderia deixar de mencionar quais posicionamentos devem pautar a vida de um cristão. O direito à vida, à justiça e à liberdade”.
Ainda na nota, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, se solidariza com dom Limacêdo, “reafirmando o posicionamento da Igreja em favor da vida e das liberdades de toda pessoa humana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo