Documento baseado em conversa com ex-mulher de presidenciável foi revelado pela 'Folha de S. Paulo'
Bruno Góes – O Globo
O ex-embaixador do Brasil na Noruega Carlos Henrique Cardim confirmou ao GLOBO nesta terça-feira o conteúdo de telegrama diplomático revelado pelo jornal "Folha de S. Paulo" sobre uma suposta ameaça de morte feita pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) a sua ex-mulher Ana Cristina Valle. No documento assinado pelo diplomata em 2011, há o registro de informação colhida pelo vice-cônsul do Brasil naquele país após conversa com Ana Cristina. Segundo Cardim, o oficial brasileiro teria ouvido da ex-mulher de Bolsonaro que ela sofria ameaça de morte e que pensava em pedir asilo político à Noruega.
À época, Bolsonaro e a ex-mulher estavam em disputa judicial pela guarda do filho do casal, Renan Valle, então com 12 anos. Ana Cristina viajou para o país com o filho e Bolsonaro buscou, junto à diplomacia brasileira, informações sobre o paradeiro de ambos no exterior. Ana Cristina se reaproximou de Bolsonaro e é candidata com o nome do ex-marido.
— Justamente nesse telegrama está escrito isso: o oficial de chancelaria tinha conversado com a senhora mulher do deputado, Ana Cristina. Ele narrou essa situação da ameaça de morte e possível pedido de asilo. Os assuntos consulares têm uma rotina. Tratamos os brasileiros de uma maneira equânime. Nós registramos os fatos e as pessoas resolvem o que vão fazer em casos como esse. O consulado não é uma delegacia de polícia — disse o diplomata.
Carlos Henrique Cardim relata que Bolsonaro chegou fazer contato telefônico para que sua então mulher fosse localizada. E que o fato ocorreu poucos dias depois de um atentado nazista ocorrido em Oslo. Em julho daquele ano, o norueguês Anders Breivik assassinou 77 pessoas em um atentado na capital do país.
— Lembro que ele (Bolsonaro) me ligou. Uma circunstância trágica. Tinha acabado de ocorrer o atentado nazista (...) Como começou o caso? Recebi o em Oslo a ligação do deputado Bolsonaro. Eu falei com o próprio: esse assunto é importante para o senhor falar também com o setor consular para cuidar deste assunto.
Leia reportagem na íntegra clicando ao lado: Ex-mulher afirmou que foi ameaçada de morte por Bolsonaro, diz ex ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário