TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

CAJUCULTURA: Prefeitos visitam áreas de cultivo do caju anão precoce na zona rural de Casinhas


Do blog maiscasinhas
Sintonizados em prol de um projeto regional de retomada da cajucultura na região, João Camêlo (Casinhas), Ana Célia (Surubim) e Alex Robevan (Santa Maria do Cambucá) estiveram conhecendo de perto a experiência com essa variedade de cajueiro aqui no município
(Foto: Henrique Silva)

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

CASINHAS  O prefeito João Camêlo (PSB) acompanhou nesta segunda-feira (15.01) as visitas ao município de Casinhas da prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), e do prefeito de Santa Maria do Cambucá, Alex Robevan (PSB), que estiveram conhecendo de perto algumas áreas de cultivo do caju anão precoce em propriedades rurais nos sítios Lagoa Escondida e Areia de Chatinha. Lá, os visitantes foram recepcionados pelos cajucultores Zé de Chico e Dé Tinel e ficaram impressionados com a capacidade produtiva dessa variedade de cajueiro aqui no município.

Foto: Henrique Silva-Divulgação
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o caju anão precoce, entre outras vantagens, têm se mostrado mais resistente a pragas e doenças. Além de ser de pequeno porte, na fase adulta raramente ultrapassa os três metros de altura, permitindo que os frutos possam ser colhidos com as mãos. E, o principal: com produtividade superior à do cajueiro tradicional, oferece um retorno econômico mais rápido. Enquanto o cajueiro comum leva oito anos para dar os primeiros frutos, o caju-anão necessita de três anos.
Fotos: Henrique Silva-Divulgação
"Hoje, aqui em Casinhas, reafirmamos a parceria com os colegas prefeitos da região para levarmos este projeto de retomada do caju adiante. Isso, claro, com a participação dos nossos agricultores, porque eles estão realmente querendo plantar o caju anão precoce. Quero, inclusive, aproveitar aqui para convocar todos eles para se engajarem junto conosco nesse importantíssimo projeto, porque fará com que a nossa economia melhore cada vez mais", declarou o prefeito-anfitrião, aqui para o Blog MAIS CASINHAS.
Fotos: Henrique Silva-Divulgação
A prefeita Ana Célia também conversou com nossa reportagem. "Estou saindo daqui de Casinhas com o sentimento de muita esperança. Tivemos um primeiro momento que foi a visita ao Campo Experimental da Embrapa, em Pacajus, no Ceará, e todos esses encontros têm um único objetivo, que é o soerguimento da cultura do caju em toda nossa região. Eu vi hoje que isso é mais possível do que a gente imagina, a partir das plantações que vimos nas propriedades de Zé de Chico e Dé Tinel. Nós vamos em busca de parceiros, do Governo do Estado, do IPA, enfim. Se é possível ter em Casinhas, também é possível ter em Surubim, já que temos em nosso município aquelas áreas do Mocotó e do Tabu. Várias reuniões já foram realizadas e o projeto já está praticamente pronto. Estou muito animada e tenho certeza que vai dar certo", afirmou.
Fotos: Henrique Silva-Divulgação
E, finalmente, o prefeito Alex Robevan: "Aproveito, inicialmente, para agradecer a recepção do prefeito João Camêlo e Walter Borges, e dizer que gostei muito das plantações que tive o prazer de conhecer hoje em Casinhas. Ano passado nós fomos para Pacajús, no Ceará, onde tivemos a oportunidade de conhecer a experiência com o caju anão precoce desenvolvido pela Embrapa daquela cidade. Comparando o resultado da experiência de lá com a de Casinhas, nós pudemos observar que a qualidade do caju e da castanha é a mesma. Então, eu não tenho dúvida que a gente pode investir sem medo nesse projeto de soerguimento da cajucultura em Santa Maria e em toda a nossa região".
Comitiva durante visita à fábrica de polpas do empresário e ex-vereador Lázaro Santana, no Sítio Areia de Chatinha (Fotos: Henrique Silva-Divulgação)
O roteiro pela área rural de Casinhas, que também incluiu uma visita de cortesia à fábrica de polpas "Expresso do Cajá", em Areia de Chatinha, de propriedade do empresário e ex-vereador Lázaro Santana, foi acompanhado ainda por um dos assessores do prefeito João Camêlo, o ex-vereador Walter Borges, os secretários de Agricultura de Casinhas (André Ferreira) e Surubim (José Mariano), técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), os vereadores Gilberto do Posto (PTB) e Marcelo Andrade (PSB), o secretário de Infraestrutura de Casinhas, Marlon Andrade, o ex-vereador Everaldo Barbosa, o editor do jornal Correio do Agreste, Fernando Guerra, além de equipes de comunicação de Surubim e Casinhas, entre outros. Ao final, a comitiva foi recepcionada com um almoço na residência do ex-vereador Walter Borges, no Diogo.
Gestores reunidos, ao final do roteiro pela zona rural de Casinhas, na residência do casal Walter Borges e Jane Farias, no Diogo (Foto: Henrique Silva-Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Prefeitura de Casinhas realizando sonho da casa própria da população carente do nosso município

  A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou a primeira entrega do Programa Cas...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo