A Secretaria de Saúde de Casinhas realizou a campanha de combate à Geo-helmintíase ( bicho-de-pé e lombrigas). O bicho-de-pé é um pequeno parasita que entra na pele, principalmente nos pés, onde se desenvolve rapidamente, sendo capaz de permanecer por várias semanas na pele, causando uma pequena lesão que pode inflamar e causar sintomas como dor, coceira e vermelhidão. Ele é mais comum em crianças, principalmente as que brincam na areia. Para tratar esta infecção, é necessário remover este parasita da pele.
Já a Ascaris Lumbricóides (lombriga) é um verme que afeta as pessoas, principalmente quando há poucas condições de higiene. Por isso, atitudes simples como lavar as mãos antes das refeições, bem como, antes e depois de fazer as necessidades fisiológicas, são importantes para evitar a contaminação de verminoses.
A campanha contra Geo-Helmintíase teve início no dia 01 de novembro e encerrou no início deste mês de dezembro (7). A última escola que recebeu a equipe da Secretaria de Saúde foi a unidade educacional Marino Barbosa, que fica localizada no sítio Cachoeiras. A Secretaria de Saúde realizou a campanha em todas as escolas da rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação, seguindo os objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca melhorar a qualidade de vida dos alunos.
Segundo a Secretaria de Saúde, durante a campanha em todas as escolas municipais, os alunos receberam a medicação adequada contra as verminoses, e orientações sobre higiene e prevenção das Geo-helmintíases.
Ascom Casinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário