TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

Arraiá do Pedro Lourenço

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Bispo e presbíteros da Diocese de Nazaré concluem peregrinação jubilar com visita a Fátima, em Portugal

 

O bispo de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e um grupo de quase trinta presbíteros do seu clero diocesano estiveram em peregrinação no período de 20 a 29 de junho de 2025. O roteiro incluiu Assis, Lanciano, San Giovanni, Lisboa e Fátima, além de Roma, é claro, onde puderam participar do Jubileu Bispos e Sacerdotes, que aconteceu entre os dias 25 e 27, respectivamente.

O destino final da peregrinação, realizada com a Comunidade Obra de Maria, foi em Fátima – Portugal. No sábado (28), participaram da santa missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima presidida por Dom Lucena. À noite, rezaram o terço mariano, na Capelinha das Aparições, recitado por fiéis representando diversas nações. O momento foi culminado com a tradicional procissão luminosa. No domingo (29), antes do retorno ao Brasil, participaram da celebração eucarística na Basílica da Santíssima Trindade.

JUBILEU DOS BISPOS E DOS SACERDOTES

No dia 25 de junho (quarta-feira), em seu discurso no Jubileu dos Bispos, diante de quase 600 prelados, dentre eles o bispo diocesano de Nazaré, o Pontífice descreveu traços indispensáveis na vida do Pastor, que deve ser um homem de fé, de unidade, de esperança, de vida teologal e de caridade pastoral, num testemunho caracterizado por “prudência pastoral, pobreza, continência perfeita no celibato e virtudes humanas”.

No mesmo dia, às 10h (horário local), os peregrinos da Igreja Particular de Nazaré participaram da Audiência Geral com o Papa Leão XIV. Na ocasião, Dom Francisco Lucena saudou o Santo Padre, representando, com alegria, todos os diocesanos de Nazaré. Levou, assim, ao coração da Igreja, as intenções e esperanças do rebanho que lhe foi confiado.

Após a audiência, seguiram em peregrinação com a cruz jubilar até a Basílica de São Pedro e, depois, realizaram uma visita às instalações do Vaticano (áreas interna e externa), mergulhando na riqueza histórica, cultural e espiritual no lugar; finalizando com a santa missa presidida por Dom Lucena na Igreja de Santa Maria Maior.

Na quinta-feira, 26 de junho, começaram o dia com a celebração eucarística presidida pelo Prefeito do Dicastério para o Clero, S.E.R. o Card. Lazzaro You, na Praça de S. João de Latrão. Na sequência, realizaram uma peregrinação à Porta Santa das Basílicas Papais, onde tiveram a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação. À noite, participaram da Vigília de Oração, presidida pelo Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, S.E.R. Mons. Rino Fisichella, também na Praça de S. João de Latrão.

Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, 27 de junho, Leão XIV presidiu a missa na qual foram ordenados 32 presbíteros, entre eles um brasileiro. A ordenação integrou a programação do Jubileu dos Sacerdotes, que reuniu milhares deles no Auditório Conciliação, a poucos metros do Vaticano, em um evento internacional promovido pelo Dicastério para o Clero. O título do evento foi “Sacerdotes Felizes”. A partir deste tema, o Pontífice fez sua reflexão, inspirado no capítulo 15 do Evangelho de João: “Eu vos chamo amigos”.

Para o Papa, essas palavras não são só uma declaração afetuosa aos discípulos, mas a chave de compreensão do ministério sacerdotal. “O sacerdote é um amigo do Senhor, chamado a viver com Ele uma relação pessoal e de confiança, nutrida pela Palavra, pela celebração dos Sacramentos e pela oração cotidiana”.

Ainda neste dia, Dom Lucena e os quase trinta presbíteros da Diocese de Nazaré realizaram uma visita à Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. “Um momento de comunhão e espiritualidade que ficará para sempre em nossos corações. Louvado seja Deus por tantos momentos de fé e unidade”, disse o padre Tony Morais.

* Com informações do Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Bispo e presbíteros da Diocese de Nazaré concluem peregrinação jubilar com visita a Fátima, em Portugal

  O bispo de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e um grupo de quase trinta presbíteros do seu clero diocesano estiveram em per...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo