O bispo de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e um grupo de quase trinta presbíteros do seu clero diocesano estiveram em peregrinação no período de 20 a 29 de junho de 2025. O roteiro incluiu Assis, Lanciano, San Giovanni, Lisboa e Fátima, além de Roma, é claro, onde puderam participar do Jubileu Bispos e Sacerdotes, que aconteceu entre os dias 25 e 27, respectivamente.
O destino final da peregrinação, realizada com a Comunidade Obra de Maria, foi em Fátima – Portugal. No sábado (28), participaram da santa missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima presidida por Dom Lucena. À noite, rezaram o terço mariano, na Capelinha das Aparições, recitado por fiéis representando diversas nações. O momento foi culminado com a tradicional procissão luminosa. No domingo (29), antes do retorno ao Brasil, participaram da celebração eucarística na Basílica da Santíssima Trindade.




JUBILEU DOS BISPOS E DOS SACERDOTES
No dia 25 de junho (quarta-feira), em seu discurso no Jubileu dos Bispos, diante de quase 600 prelados, dentre eles o bispo diocesano de Nazaré, o Pontífice descreveu traços indispensáveis na vida do Pastor, que deve ser um homem de fé, de unidade, de esperança, de vida teologal e de caridade pastoral, num testemunho caracterizado por “prudência pastoral, pobreza, continência perfeita no celibato e virtudes humanas”.

No mesmo dia, às 10h (horário local), os peregrinos da Igreja Particular de Nazaré participaram da Audiência Geral com o Papa Leão XIV. Na ocasião, Dom Francisco Lucena saudou o Santo Padre, representando, com alegria, todos os diocesanos de Nazaré. Levou, assim, ao coração da Igreja, as intenções e esperanças do rebanho que lhe foi confiado.
Após a audiência, seguiram em peregrinação com a cruz jubilar até a Basílica de São Pedro e, depois, realizaram uma visita às instalações do Vaticano (áreas interna e externa), mergulhando na riqueza histórica, cultural e espiritual no lugar; finalizando com a santa missa presidida por Dom Lucena na Igreja de Santa Maria Maior.



Na quinta-feira, 26 de junho, começaram o dia com a celebração eucarística presidida pelo Prefeito do Dicastério para o Clero, S.E.R. o Card. Lazzaro You, na Praça de S. João de Latrão. Na sequência, realizaram uma peregrinação à Porta Santa das Basílicas Papais, onde tiveram a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação. À noite, participaram da Vigília de Oração, presidida pelo Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, S.E.R. Mons. Rino Fisichella, também na Praça de S. João de Latrão.
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, 27 de junho, Leão XIV presidiu a missa na qual foram ordenados 32 presbíteros, entre eles um brasileiro. A ordenação integrou a programação do Jubileu dos Sacerdotes, que reuniu milhares deles no Auditório Conciliação, a poucos metros do Vaticano, em um evento internacional promovido pelo Dicastério para o Clero. O título do evento foi “Sacerdotes Felizes”. A partir deste tema, o Pontífice fez sua reflexão, inspirado no capítulo 15 do Evangelho de João: “Eu vos chamo amigos”.


Para o Papa, essas palavras não são só uma declaração afetuosa aos discípulos, mas a chave de compreensão do ministério sacerdotal. “O sacerdote é um amigo do Senhor, chamado a viver com Ele uma relação pessoal e de confiança, nutrida pela Palavra, pela celebração dos Sacramentos e pela oração cotidiana”.
Ainda neste dia, Dom Lucena e os quase trinta presbíteros da Diocese de Nazaré realizaram uma visita à Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. “Um momento de comunhão e espiritualidade que ficará para sempre em nossos corações. Louvado seja Deus por tantos momentos de fé e unidade”, disse o padre Tony Morais.
* Com informações do Vatican News
Nenhum comentário:
Postar um comentário