Em Casinhas, Bráulio Bessa faz menção especial ao poeta da terra Klebson Oliveira durante palestra
O renomado poeta Bráulio Bessa, conhecido nacionalmente pelo quadro no programa Encontro com Fátima Bernardes (TV Globo), protagonizou um momento marcante durante sua palestra em Casinhas, na última segunda-feira (28), em evento de abertura do segundo semestre letivo para professores da rede pública municipal.
Em sua fala, Bráulio fez uma crítica contundente ao culto às aparências nas redes sociais e defendeu maior valorização dos artistas locais. "Tem gente que vive no Instagram fazendo recorte de uma suposta vida perfeita que não existe para você comparar com a sua vida e adoecer, isso quando não estão empurrando tigrinho no espinhaço do povo, dando golpes, acabando com vidas", disparou.
Veja no vídeo:
"Todo artista nasce local com potencial para ser universal. Hoje sou eu aqui em Casinhas, no Agreste de Pernambuco, mas amanhã pode ser Klebson [Oliveira] palestrando em Alto Santo, minha cidade lá no Sertão do Ceará. É muito importante esse olhar, e eu só não parei por isso", emendou, arrancando aplausos ao citar o poeta casinhense Klebson Oliveira, presente no auditório.
Nos bastidores, os dois poetas trocaram experiências e Klebson apresentou o projeto "Eu Leio Cordel", que leva literatura de cordel e mamulengo para as escolas. Ele também entrevistou Bráulio para o programa Sinfonia Nordestina, que apresenta na Rádio Surubim FM, e presenteou o cearense com folhetos de cordéis de sua autoria.
Veja no vídeo:
Um encontro de gerações e talentos nordestinos que vai muito além da poesia. Foi um recado direto: é preciso, mais do que nunca, valorizar a cultura que nasce no chão da nossa terra. Já passou da hora de romper com o velho e ultrapassado costume de só aplaudir o que vem de fora. A cultura local tem força, tem valor e merece respeito. Quando um artista como Bráulio Bessa aponta para um poeta da própria terra e diz "olhem para ele", está nos lembrando que o talento está aqui, ao nosso lado, e precisa ser reconhecido agora, não depois que vira notícia nacional.
"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo"
- - -
Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW
Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s
Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018
Oração de Frei Damião de Bozano
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário