TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

domingo, 11 de agosto de 2024

Escolas de Casinhas recebem "Prêmio Escola Destaque" entregue pela governadora Raquel Lyra

 


Da REDAÇÃO

charlesnasci@yahoo.com.br

Três escolas da rede municipal de ensino de Casinhas foram reconhecidas com o "Prêmio Escola Destaque" do Programa Criança Alfabetizada (PCA). A premiação, entregue pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, ocorreu nessa sexta-feira (9 de agosto), em uma solenidade realizada no Hotel Canariu's, em Gravatá, no Agreste pernambucano. O prêmio reconhece as 50 escolas municipais de Pernambuco com os melhores resultados nos testes de alfabetização do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2023.

As escolas de Casinhas que se destacaram foram a Nossa Senhora de Fátima, no Diogo, a Manoel Basílio, em Areia de Chatinha, e a Maria Amália Barbosa Veiga, no Centro de Casinhas. Cada uma das unidades premiadas receberá uma contribuição financeira de R$ 80 mil, destinada à implementação de planos de melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Segundo as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), os recursos devem ser usados exclusivamente em ações que visem a melhoria dos índices de alfabetização e letramento nas escolas.

CASINHAS EM DESTAQUE

A secretária de Educação de Casinhas, Sandreane Domingues, que participou do evento ao lado da diretora municipal de ensino, Magda Freitas, as formadoras municipais do Programa Criança, Paula Beatriz  e Eliane Gonçalves e das gestoras das três escolas premiadas, Cecília Leal e Ellen Priscila destacou a importância do reconhecimento. A conquista também foi celebrada ao lado da gestora da GRE Ana Xavier, da articuladora regional da GRE, Telça Lúcia, e da coordenadora geral de Desenvolvimento de Ensino, Conceição Marques.

"Levando prêmio para 3 escolas, fruto de um trabalho coletivo com foco na aprendizagem. Parabéns, Casinhas! Agradecemos aos professores, alunos, pais, gestores escolares, coordenadores, equipes do PCA da Seduc, equipe PCA da GRE Vale do Capibaribe e à Prefeitura Municipal de Casinhas", ressaltou. Em 2022, o município já havia conquistado o mesmo prêmio com a Escola Antônio Francisco de Paula, localizada na comunidade de Bengalas. No ano passado, além dessa conquista, outras três unidades educacionais do município também foram premiadas.

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra aproveitou para anunciar a abertura de licitação, nas próximas semanas, para a construção de 51 das 250 creches previstas no Programa Juntos pela Educação. "Essa premiação é fruto do trabalho de todos os que fazem parte da educação e merecem o nosso reconhecimento. Agradeço o compromisso de todos os alfabetizadores conosco do Estado de Pernambuco. Não vamos medir esforços para permitir oportunidades às nossas crianças", afirmou a governadora. Ela também mencionou outros investimentos previstos, como a entrega de ônibus escolares.

CRITÉRIOS DA PREMIAÇÃO

Para serem elegíveis ao Prêmio Escola Destaque, as escolas precisavam atender a critérios rigorosos: ter ao menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental e registrar a participação de pelo menos 90% deles na avaliação do SAEPE. Além disso, as escolas deveriam alcançar uma média entre 8,5 e 10 no exame. O montante recebido por cada escola será dividido em duas parcelas, conforme estabelecido pelo programa.

SOBRE O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA

O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, que visa garantir que todos os estudantes da rede pública sejam alfabetizados até os sete anos de idade, ao final do 2º ano do ensino fundamental. O programa abrange todos os 184 municípios do Estado, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha, reforçando o compromisso do governo com a educação de qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo