TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

domingo, 29 de dezembro de 2024

Convite: Para Missa de ação de graças e posse da Prefeita Juliana, Lúcio Silva e os Vereadores Eleitos para assumir a parti de 01 de Janeiro de 2025

 


"Meu compromisso é com Surubim, não com ideologias", diz Chaparral ao defender diálogo e união

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Em entrevista ao programa Plantão de Notícias da Rádio Integração, no último sábado (28), o prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), celebrou a adesão da vereadora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim, Ivete do Sindicato ( PT), além de sua filha e vereadora eleita, Ana Maria (PT). O anúncio da aliança ocorreu na sexta-feira (27), reforçando o diálogo entre lideranças políticas em prol da cidade.

"Estou muito feliz com a adesão de Ivete, sua filha Ana Maria e toda a diretoria do Sindicato. Temos muitos projetos voltados ao agricultor surubinense, como o aumento do Seguro Safra e a melhoria das estradas levando pavimentação para a zona rural. Sempre mantive um bom relacionamento com Ivete quando nos encontrávamos nas comunidades, por ocasião de algum evento, nas novenas marianas, enfim, e também com o deputado federal Carlos Veras, um de seus principais aliados. Veras é um 'amigo das antigas', ele conhece o trabalho do nosso grupo na região e sabe que estaremos focados no desenvolvimento de Surubim a partir de janeiro", destacou Chaparral.

NEM DIREITA, NEM ESQUERDA: "NUNCA ENTREI NESSA BRIGA"

Durante a entrevista, Chaparral rebateu críticas e rótulos políticos associados a ele durante a campanha. "Fui rotulado de bolsonarista, mas nunca me declarei em favor de Bolsonaro ou Lula. Nunca entrei nessa briga, inclusive durante meu mandato como deputado. Para mim, o voto presidencial é mais livre. Meu compromisso é com Surubim e o desenvolvimento da nossa região. Independentemente de quem está na Presidência, vou buscar recursos e parcerias juntos aos ministérios do Governo Lula, assim como fiz nos governos de Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro", explicou.

Chaparral reforçou a necessidade de deixar de lado as divisões ideológicas para priorizar o desenvolvimento do município. "Nossos municípios são pequenos e dependentes de recursos federais. Minha prioridade é governar com excelência para nosso povo, independente de política ou ideologia", afirmou.
"PORTAS ABERTAS PARA TODOS QUE QUISEREM TRABALHAR AO NOSSO LADO"

O prefeito eleito falou ainda sobre a importância da união entre as lideranças políticas e a população para o sucesso de sua gestão. "As famílias que não votaram em mim também são surubinenses e terão nosso apoio na saúde, educação, assistência social e infraestrutura. Quero governar de forma diferente, com união e foco no bem comum. Quem quiser colaborar, terá as portas abertas", declarou.

Chaparral também apontou para o futuro. "Ganhamos em 2024 com mais de 850 votos de diferença. Trabalhando com dedicação, eu não tenho dúvidas de que vamos conquistar muito mais confiança e apoio até 2028. Política se faz com união, e para governar bem eu preciso de uma Câmara de Vereadores parceira. Até aquele vereador que mais me criticou será bem-vindo para trabalhar ao nosso lado pelo bem de Surubim", concluiu.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Surubim: Chaparral anuncia adesão de Ivete do Sindicato e da vereadora eleita Ana Maria ao seu grupo político

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (27.12) a adesão da vereadora Ivete Ramos (PT), conhecida como Ivete do Sindicato, e de sua filha, a vereadora eleita Ana Maria, ao seu grupo político. Ivete, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim e líder do Partido dos Trabalhadores no município, foi candidata à vice-prefeita na chapa de Véia de Aprígio (PSB) nas eleições deste ano, indicada pela prefeita Ana Célia.
Chaparral visitou hoje a sede do Sindicato, onde foi recebido por Ivete, o vice-presidente Simeão, e toda a diretoria da entidade. Durante o encontro, ele destacou a importância do diálogo e da união na construção de um Surubim melhor. "Aprendi a fazer política com diálogo, respeito e união. Hoje, fomos reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim pela presidente Ivete, por sua filha Ana Maria, vereadora eleita, e toda a diretoria, que agora seguem conosco trabalhando por Surubim. Vamos unidos construir um Surubim melhor", declarou o prefeito eleito em suas redes sociais.
O encontro contou também com a presença da vice-prefeita eleita de Surubim, Ana Paula Assis (PSDB), da prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), e do presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Casinhas, Israel Crispim. O encontro teve momentos de oração e um clima caloroso, marcando mais uma importante adesão ao grupo político de Chaparral.

"Já está alinhado", diz Chaparral sobre ida de Edson Vieira para a base de Raquel Lyra


Do BLOG DA POLO
charlesnasci@yahoo.com.br

O deputado estadual e prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), afirmou em recente entrevista ao programa "Cidade em Foco"
, comandado por Alberes Xavier, que já considera o deputado estadual Edson Vieira (União Brasil) aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB).

"Isso é uma construção que ele mesmo construiu, entendeu? Mas claro que antes mesmo da eleição de prefeito a gente vinha conversando com o pessoal do Governo do Estado e mostrando a importância se a gente ganhasse a eleição, Edson ia estar na base da governadora Raquel Lyra. A gente tinha conversado com o secretário da Casa Civil e isso está se concretizando", comentou.

Indagado mais à frente se ele acha que Edson Vieira já assume o mandato em janeiro na base da governadora, Chaparral disse acreditar que "já está alinhado". "Edson é uma pessoa madura, inteligente, simples e importante nessa região para dar esse apoio à governadora na Assembleia Legislativa e continuar o trabalho que a gente vinha fazendo, eu acredito que já está alinhado. Se a gente não tivesse conversado antes, talvez eu nem fosse candidato", disse Chaparral.

Atualmente Edson Vieira está exercendo o cargo de deputado estadual na vaga do deputado Antônio Coelho (União Brasil), que assumiu a Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife. Contudo, com a eleição de Chaparral para a Prefeitura de Surubim, Edson assumirá de forma definitiva o mandato a partir de janeiro de 2025.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Juliana de Chaparral divulga mensagem natalina com votos de união e esperança para os casinhenses

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral, usou suas redes sociais para compartilhar uma mensagem especial de Natal com a população do município. Em tom de gratidão e esperança, Juliana destacou valores como amor, perdão e união, reafirmando seu compromisso com a missão de transformar a vida dos casinhenses.

"Que neste Natal nossa fé seja renovada e que o amor, o perdão e a união estejam presentes em todos os dias do ano. Vamos unidos, meus amigos, continuemos a nossa missão de 'fazer vida na vida dos casinhenses'. Desejo, em nome da minha família, um Feliz Natal e 6.364 votos de um 2025 repleto de realizações", escreveu a gestora, referindo-se ao número expressivo de votos que a reconduziram ao cargo nas últimas eleições.

A publicação foi acompanhada por diversas interações de moradores, que aproveitaram para retribuir os votos de felicidade e estimular o apoio à prefeita. A mensagem demonstra o clima de proximidade e confiança entre a administração municipal e a população de Casinhas, marcada pelo compromisso contínuo de Juliana em trabalhar pelo bem-estar de todos.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Prefeitos e vereadores de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério são diplomados em solenidade concorrida

 


Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

A Câmara Municipal de Surubim recebeu um grande público na noite da última quinta-feira (19 de dezembro), para a solenidade de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores dos municípios de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério, que integram a 34ª Zona Eleitoral de Pernambuco. O ato de diplomação marca o encerramento do processo eleitoral de 2024, conferindo aos eleitos o direito de tomar posse em seus mandatos no próximo dia 1º de janeiro.
Foi o momento para celebrar as eleições de Dr. Histênio Sales (MDB) em Vertente do Lério e Cleber Chaparral (União Brasil) em Surubim. E também de comemoração para a prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil). O evento reuniu muitas autoridades, incluindo, o deputado estadual Edson Vieira (União Brasil), que passa a assumir o mandato de Chaparral na Alepe a partir do ano que vem, além dos prefeitos de Bom Jardim, Janjão (União), de Orobó, Biu Abreu (PSDB), de Santa Maria do Cambucá, Nelson Lima (PSD) e de Vertente do Lério, Renato Lima Sales (PP).
O evento foi conduzido pelo juiz da 34ª Zona Eleitoral, Joaquim Francisco Barbosa. Ele destacou que apesar da forte rivalidade política o processo eleitoral transcorreu dentro de um clima democrático. "A atuação nos três municípios foi dentro da normalidade, com uma ou outra ocorrência, e a população escolheu aqueles que estarão comandando os destinos dessas cidades para os próximos quatro anos", enfatizou.

VERTENTE DO LÉRIO

O prefeito eleito de Vertente do Lério, Dr. Histênio Sales, assumirá o município pela primeira vez e estará no mandato junto com o seu vice, Dão da Lavanderia. Ele destacou que as promessas feitas durante sua campanha refletem as necessidades reais do município, reconhecidas pela população ao conceder-lhe a oportunidade de liderar a cidade nos próximos anos.
Ele revelou que uma de suas prioridades é a construção da estrada ligando a PE-106 à comunidade do Tambor, um projeto já discutido com o governo estadual. Além disso, afirmou estar empenhado em buscar recursos para realizar o sonho de construir um hospital municipal, considerado uma necessidade urgente para melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Estamos confiantes no potencial que a gestão irá trazer. Os moradores perceberão mudanças significativas já a partir de janeiro, com ações concretas voltadas ao progresso do município", ressaltou.
Os vereadores eleitos e reeleitos de Vertente do Lério também foram diplomados: Adriano da Banca (PSB); Nelson Enfermeiro (PSB); Carlos do Leite (PSD); Saulo Barbosa (PSD); Dona Ina (PP); Roberto do Sindicato (PSD); Severino da Água (PSB); Edson Farias (PP) e Saulo do Mercadinho (PT).

CASINHAS

A prefeita Juliana de Chaparral, que se elegeu para o segundo mandato na eleição de outubro, estará no comando do município, juntamente com o seu vice, Lúcio Silva. "É um momento de gratidão e compromisso renovado com o povo de Casinhas. Vamos continuar trabalhando para transformar o nosso município", destacou a prefeita.
Em seu discurso, Juliana lembrou os desafios enfrentados desde o início de sua gestão, quando, como ela própria mencionou, uma "forasteira" conquistou a confiança da população. Juliana ressaltou as melhorias estruturais realizadas na educação, saúde, assistência social e infraestrutura. "Porém, o principal legado de minha gestão foi o resgate da autoestima do povo casinhense, que hoje se orgulha de sua terra e de ser pertencente a essa cidade", complementou.

Os vereadores eleitos e reeleitos de Casinhas também foram diplomados: Elias de Muamba (PSB), Thiago de Bengalas (União Brasil), Charliane de Amós (União Brasil), Maciel Sales (PSDB), Átila Barbosa (PSB), Everaldo do Montado (PSDB), Valdiane do Junco (União Brasil), Evaldo do Catolé (PSDB) e Nivaldo Silva (União Brasil).

SURUBIM
Cleber Chaparral, prefeito eleito de Surubim, destacou, durante sua diplomação, a trajetória que o levou ao comando do município, onde irá comandar junto com a sua vice, Ana Paula de Assis. Em seu discurso, ele relembrou as influências do avô Sebastião Urbano e sua própria caminhada na política desde a juventude. Chaparral recebeu a sua quinta diplomação, tendo sido vereador e duas vezes prefeito de Orobó, deputado estadual e agora como prefeito em Surubim.
Ele enfatizou a importância de honrar compromissos e de construir um legado baseado no trabalho, na confiança e no respeito ao povo, atributos que, segundo ele, sustentaram suas conquistas eleitorais e sua credibilidade em Pernambuco. "Sempre trabalhei com responsabilidade fiscal, deixando saldo positivo para sucessores. Minhas administrações foram marcadas pela transparência e entrega de resultados", complementou. Por fim, ele destacou que para Surubim, o prefeito eleito demonstra confiança no potencial do município e na possibilidade de duplicar o orçamento municipal em poucos anos, visando investimentos em saúde, educação e infraestrutura, como parte de um plano de desenvolvimento estratégico.
A cerimônia também diplomou os vereadores eleitos para a nova legislatura da Câmara de Surubim. Os vereadores diplomados foram: Itamar Carlos (PSB), Neto de Véia (PSB), Bomba (PSB), Murilo Barbosa (PP), Katiane da Saúde (PSB), Nailton do Jucá (PSB), Carlos Maurício (PSB), Neto da Saúde (PSB), Dr. Vavá (Solidariedade), Junior Amorim (União Brasil), Micherlan Rêgo (União Brasil), Izaldo Andrade (PSDB), Kel de Almir (Podemos) e Ana Maria de Ivete do Sindicato (PT).

Veja os melhores momentos da diplomação no video:


Com imagens de Portal da Cidade Surubim, Monalisa Abreu e Marcus Vinícius

Juliana de Chaparral dá início às Ceias Natalinas nas comunidades de Casinhas

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral, acompanhada por secretários, diretores e diversos auxiliares de sua gestão, além do vice-prefeito e vereador eleito Maciel Sales e vereadores de seu grupo político deu início na última sexta-feira (20) às tradicionais Ceias Natalinas nas comunidades. O ponto de partida foi para a comunidade da Lagoa do Porco, marcando o início de uma série de celebrações que percorrerão várias localidades ao longo dos próximos dias.
"Nossa equipe chega de surpresa, chamando a todos no carro de som. As famílias são atendidas pela equipe do CRAS, montamos a mesa, fazemos uma oração e sentamos para cear. Além disso, entregamos presentes para as crianças, cortamos o bolo e distribuímos cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade", explicou Juliana de Chaparral.
A iniciativa, que se consolida como uma tradição em Casinhas, reflete o compromisso da atual gestão municipal com a promoção de solidariedade e união entre as famílias neste período natalino. "É uma ação linda que realizamos desde o primeiro ano da nossa administração. Por meio da Prefeitura Municipal, temos a alegria de compartilhar momentos tão especiais com cada casinhense", destacou a prefeita.

Prefeita Juliana de Chaparral destaca noite mágica no Auto de Natal 2024 em Casinhas

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral, participou, na noite do último sábado (21.12), de mais uma edição do tradicional Auto de Natal de Casinhas, um dos momentos mais aguardados do Natal Luz de Casinhas 2024. O evento, que teve início no dia 27 de novembro com o Acender das Luzes e a chegada do Papai Noel, trouxe um espetáculo emocionante no Pátio de Eventos, no Centro da cidade.
A programação contou com apresentações do Ballet Passos de Luz, que encantou o público com o espetáculo "O Natal do Pequeno Príncipe", e do Ballet Sintonia da Dança, além da participação especial do Coral da Melhor Idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), composto por mais de 400 vozes. A noite também teve a presença do padre Ayrton Barbosa, do atual vice-prefeito e vereador eleito Maciel Sales, do vice-prefeito eleito Lúcio Silva, vereadores, lideranças políticas e uma multidão que lotou o local.

Veja no vídeo:


Em suas redes sociais, a prefeita destacou a emoção do momento. "Uma noite mágica e emocionante. O Auto de Natal em Casinhas encantou a todos com um belíssimo espetáculo que encheu nossos corações de esperança, fé e o verdadeiro espírito natalino. A dramatização teatral nos mostrou que devemos ser solidários todos os dias, permitindo que sempre haja um lugar para Jesus em nossos corações", declarou.
Juliana também exaltou as apresentações: "O Ballet Passos de Luz no 'Natal do Pequeno Príncipe' me fez chorar, com a rosa mais linda, a minha Maria Luisa. Todos os membros nos mostraram que devemos cativar as rosas e que o essencial é invisível aos olhos. O coral de mais de 400 vozes do Grupo dos Idosos anunciou que a nossa vida precisa ser de luz e que devemos sempre cantar parabéns para Jesus".
Com imagens de Marcelinho Andrade 
e Monalisa Abreu

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

AO VIVO: Cerimônia de Diplomação dos eleitos em Surubim, Casinhas e Vertente do Lério

Prefeita Juliana de Chaparral é diplomada em cerimônia na Câmara de Surubim

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Na noite desta quinta-feira (19), a prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), foi diplomada em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Surubim. A cerimônia oficializou o mandato de Juliana, do vice-prefeito eleito Lúcio Silva (PSDB) e dos nove vereadores eleitos e reeleitos de Casinhas.

Juliana, que obteve 6.364 votos (67,47% dos votos válidos), recebeu o diploma ao lado do esposo, o deputado estadual e prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral, também diplomado na ocasião, e das filhas do casal, Clébia Vitória e Maria Luísa. "É um momento de gratidão e compromisso renovado com o povo de Casinhas. Vamos continuar trabalhando para transformar o nosso município", destacou a prefeita.
Os vereadores eleitos e reeleitos de Casinhas também foram diplomados: Elias de Muamba (PSB), Thiago de Bengalas (União Brasil)Charliane de Amós (União Brasil)Maciel Sales (PSDB), Átila Barbosa (PSB), Everaldo do Montado (PSDB)Valdiane do Junco (União Brasil)Evaldo do Catolé (PSDB) e Nivaldo Silva (União Brasil).

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e a confirmação dos eleitos para os próximos quatro anos. Juliana de Chaparral, ao lado do novo vice-prefeito Lúcio Silva, reafirmou o compromisso de continuar avançando em projetos que atendam às necessidades do município.

Fotos: Natal Casinhas

"Quando o de casa não faz, o forasteiro vem e faz", diz Chaparral ao ser diplomado prefeito de Surubim

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta quinta-feira (19), o deputado estadual e prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), participou da solenidade de diplomação realizada na Câmara de Vereadores. Durante seu pronunciamento, Chaparral repetiu uma frase emblemática utilizada em 2020, na campanha que elegeu sua esposa, Juliana de Chaparral, prefeita de Casinhas: "Quando o de casa não faz, o forasteiro vem e faz". Juliana, inclusive, foi reeleita e também diplomada na noite de hoje.

O evento marcou a diplomação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios que compõem a 34ª Zona Eleitoral: Surubim, Casinhas e Vertente do Lério. Chaparral foi eleito prefeito de Surubim nas eleições de 6 de outubro, conquistando 18.500 votos, o equivalente a 47,13% dos votos válidos, e assumirá o cargo pelos próximos quatro anos, ao lado da vice-prefeita eleita, Ana Paula Assis (PSDB).
Em seu discurso, o novo prefeito destacou os desafios que pretende enfrentar e a oportunidade de promover mudanças significativas no município, em cerimônia que celebrou a vitória democrática e marcou o início de um novo ciclo político para a região. Entre as autoridades presentes, o deputado estadual Edson Vieira (União Brasil), que passa a assumir o mandato de Chaparral na Alepe a partir do ano que vem, além dos prefeitos de Bom Jardim, Janjão (União), de Orobó, Biu Abreu (PSDB) e o de Santa Maria do Cambucá, Nelson Lima (PSD).

A cerimônia também diplomou os vereadores eleitos para a nova legislatura da Câmara de Surubim. Os vereadores diplomados foram: Itamar (PSB), Neto de Véia (PSB), Bomba (PSB), Murilo Barbosa (PP), Katiane da Saúde (PSB), Nailton do Jucá (PSB), Carlos Maurício (PSB), Neto da Saúde (PSB), Dr. Vavá (Solidariedade), Junior Amorim (União Brasil)Micherlan Rêgo (União Brasil)Izaldo Andrade (PSDB)Kel de Almir (Podemos) e Ana Maria de Ivete do Sindicato (PT).

Fotos: Natal Casinhas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

A Sessão Solene de Diplomação, dos Eleitos e suplentes para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores nos municípios de Casinhas

 


A Sessão Solene de Diplomação, dos Eleitos e suplentes para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores nos municípios de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério até a terceira suplência, está marcada para acontecer nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Surubim

Diplomação dos eleitos em Surubim, Casinhas e Vertente do Lério terá horários divididos por cidade

 


Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

A Sessão Solene de Diplomação, dos Eleitos e suplentes para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores nos municípios de Surubim, Casinhas e Vertente do Lério até a terceira suplência, está marcada para acontecer nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Surubim.

No convite para o evento, o juiz da 34ª Zona Eleitoral, Dr. Joaquim Francisco Barbosa, esclarece que devido a limitação do local de realização da cerimônia, bem como ao elevado número de candidatos convidados (um total de 79 pessoas), por razões de logística e para que haja um maior conforto aos presentes, cada convidado deve comparecer com apenas um acompanhante.

O juiz também definiu os horários da diplomação de acordo com as cidades:


– Das 19:00 às 20:00 – Diplomação dos(as) candidatos(as) de Vertente do Lério;
– Das 20:00 às 21:00 – Diplomação dos(as) candidatos(as) de Casinhas;
– Das 21:00 às 22:00 – Diplomação dos(as) candidatos(as) de Surubim;

Ainda em relação à cerimônia, o juiz eleitoral informou por meio de Ofício Circular, que os diplomas dos candidatos eleitos serão entregues na Cerimônia Solene de Diplomação, já os diplomas dos suplentes serão emitidos via sistema DIPLOMANET, disponível no site www.tre-pe.jus.br, na aba Eleições 2024, a partir do dia 20 de dezembro de 2024.

Prefeitos eleitos de Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertentes serão diplomados nesta quarta-feira (18)

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Os prefeitos eleitos dos municípios de Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertentes serão diplomados na manhã desta quarta-feira (18), em uma cerimônia conjunta que marca a conclusão oficial do processo eleitoral nas cidades da 46ª Zona Eleitoral. O evento acontecerá no Ginásio Municipal José Rodrigues de Lima, em Vertentes, a partir das 9h, reunindo ainda lideranças políticas, familiares e apoiadores.

Em Frei Miguelinho, o novo prefeito será Lindonaldo da Farinha (PSB), que assume o cargo com o apoio da atual prefeita, Adriana Assunção. Em Santa Maria do Cambucá, 
 Alex Robevan (PV) retorna ao comando da prefeitura após já ter sido prefeito por dois mandatos consecutivos. Já em Vertentes, o prefeito eleito Rael Ferreira (PSDB) sucede o atual gestor Romero Leal (PSDB), que foi reeleito e mantém o grupo político à frente da administração municipal.

A diplomação oficializa os mandatos dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos três municípios, representando um momento simbólico de compromisso com a gestão pública e a democracia.

Calendário PIS/Pasep: quando será pago o Abono Salarial 2025?

 


O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) se reúne nesta quarta-feira, 18, para definir, entre outras pautas, o calendário de pagamento do Abono Salarial, o Pis/Pasep, em 2025.

Esta será a 177ª reunião ordinária do Conselho e será presidida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Finalizada a reunião, o governo divulgará as datas de pagamento do benefício. Em 2024, os pagamentos referentes ao ano-base de 2022, começaram em 15 de fevereiro e terminaram em 15 de agosto.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a proposta feita pelo governo é que o calendário de 2025 deve inciar em 17 de fevereiro.

Como ter acesso ao benefício?

Os 26.169 trabalhadores de empresas privadas com direito ao Pis poderão ter acesso aos pagamentos pela Caixa Econômica Federal. Quem não tem conta no banco pode sacar o valor em uma agência lotérica.

Já os 5.123 servidores públicos com direito ao Pasep receberão o benefício por meio do Banco do Brasil.

O que é o Abono Salarial

​Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei. A origem dos recursos para pagamento é do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Vídeo relacionado: Governo Propõe Isenção De Imposto De Renda Para Quem Ganha Até R$ 5 Mil Por Mês (unbranded - Entertainment Portuguese (Br))

Quem tem direito ao Abono Salarial

Para ter direito, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Qual o valor do Abono Salarial

Com a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

O trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo