TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Inscrições para o Enem 2020 começam hoje; saiba como fazer o cadastro

Enem vestibular
                                                                         CNN

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e seguem até 22 de maio. Para se inscrever, os candidatos devem fazer o cadastro no site oficial da prova dentro do prazo, com o preenchimento de um formulário e - no caso de alunos sem isenção - o pagamento da taxa de inscrição, que neste ano custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

Veja, abaixo, mais detalhes sobre a inscrição e a realização das provas, previstas no formato presencial e digital para novembro. Organizador do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza uma página para esclarecimento das dúvidas mais frequentes na preparação.


PUBLICIDADE



Provas em novembro

Apesar de pedidos de adiamento diante da crise do novo coronavírus, a princípio o calendário para realização do exame está mantido, com provas presenciais agendadas para 1º e 8 de novembro. A primeira versão digital do exame será em 22 e 29 de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim do ciclo da educação básica. Desde 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.

Quem já se formou no Ensino Médio ou se forma neste ano pode utilizar as notas do Enem para complementar notas em vestibulares de universidades brasileiras e mesmo aplicar para algumas instituições portuguesas. O exame também está ligado aos programas Sisu e Prouni.



Pedidos de adiamento

Defensores do adiamento alegam que, mesmo que provas presenciais sejam possíveis em novembro, ainda assim as restrições atuais causadas pela pandemia - com fechamento de bibliotecas e inviabilidade de aulas presenciais em escolas - prejudicam a preparação dos alunos.

Até o momento, porém, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep mantêm o posicionamento de seguir o cronograma original. Na última semana, o MEC divulgou campanha nas redes sociais reforçando as datas de inscrição do Enem, sob o lema "o Brasil não pode parar".



Formulário de inscrição

Para realizar a inscrição no site do Enem, é necessário informar o número do CPF e do RG. Será criada uma senha de acesso que será utilizada em outras etapas do exame (como a posterior verificação do cartão de confirmação e os resultados do candidato). Também é solicitado um número de celular e um e-mail válidos para envio de comunicados.



Prova digital

O exame deste ano traz duas modalidades de prova: o formato impresso (com aplicação prevista em 1º e 8 de novembro) e digital (nos dias 22 e 29 de novembro). A escolha pela prova impressa ou digital foi feita na inscrição e não poderá ser alterada.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, que incluem 45 questões cada uma, além da redação em língua portuguesa.

Segundo o Inep, a implantação do Enem digital será progressiva até 2026 e atenderá até 100 mil candidatos neste primeiro ano.



Isenção da taxa

De 6 a 17 de abril, estudantes que se enquadravam em determinadas condições divulgadas pelo Inep  poderiam solicitar isenção da taxa de inscrição. Entre os casos com direito à gratuidade, estão estudantes que cursam a 3º ano do ensino médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção da taxa.

O resultado dos pedidos foi divulgado dia 24 de abril e teve possibilidade de recursos entre 27 e abril e 1º de maio.

Mesmo já passado esse prazo, o Inep afirma que vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos  os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda que sem o pedido formal dos inscritos.

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.

Mesmo que contem com isenção automática, porém, os estudantes são obrigados a realizar o cadastro até 22 de maio para participar do exame.


Local de prova

O cartão de confirmação informando onde o candidato realizará provas presenciais será disponibilizado em outubro, ainda sem um dia específico. Nele, haverá um resumo das principais informações sobre a realização do exame: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).



Necessidades especiais e gestantes

O participante com necessidade especializada (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) pode solicitar esse atendimento entre 11 e 22 de maio, no Sistema Enem, que também receberá pedidos para tratamento por nome social, entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo