Tv Católica

Tv ao vivo

TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

Arraiá do Pedro Lourenço

sábado, 22 de novembro de 2025

Em Glória do Goitá, Juliana de Chaparral acompanha governadora na formatura do SERTA e defende agricultura familiar nas cozinhas comunitárias

 

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), integrou a comitiva da governadora Raquel Lyra (PSD) na manhã desta sexta-feira (21), durante a cerimônia de formatura de 172 alunos do curso técnico em Agroecologia, realizada em Glória do Goitá, na Mata Norte. O evento marcou mais um avanço do Trilhatec, programa estadual que vem ampliando a oferta de cursos técnicos em Pernambuco por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa.
O curso, com duração de 18 meses, qualificou estudantes — a maioria egressos da Rede Estadual — com formação teórica e prática voltada ao fortalecimento da agricultura familiar, empreendedorismo rural, práticas sustentáveis e economia aplicada à agroecologia. Ao todo, 252 alunos foram contemplados entre os polos de Glória do Goitá e Ibimirim.

A DEFESA DE JULIANA
Durante a solenidade, a prefeita Juliana destacou a importância da formação técnica para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e reforçou que a parceria do Governo do Estado com os municípios deverá se ampliar em 2025. A gestora também entregou à governadora um presente preparado pelos estudantes: um kit de produtos agroecológicos, simbolizando a força da produção familiar e a importância de valorizar quem trabalha diretamente na terra.

Veja no vídeo:
Em seu discurso, Juliana de Chaparral destacou sua ligação com o campo e fez um apelo público à governadora para que a compra da produção local passe a ser um pré-requisito obrigatório no funcionamento das cozinhas comunitárias administradas pelo Estado.
"Sou filha de agricultores, sou casada com um agricultor, moro na zona rural e sei o valor da agricultura familiar. Hoje os prefeitos já têm a obrigação de comprar 30% da merenda escolar da agricultura familiar, 45% a partir de janeiro. Mas peço aqui que essa obrigatoriedade também alcance as cozinhas comunitárias. Isso fortalece o produtor rural e garante comida de verdade para quem mais precisa", afirmou. A prefeita ressaltou que Casinhas está prestes a inaugurar sua terceira cozinha comunitária, todas com grande impacto social no município. Ela também esteve acompanhada no evento pela vereadora Valdiane do Junco e a ex-secretária de Agricultura, Núbia Ramos.

AUTORIDADES PRESENTES

A cerimônia contou com grande presença institucional. Além da governadora e da prefeita de Casinhas, estiveram presentes a vice-governadora Priscila Krause, a senadora Teresa Leitão, a presidente do SERTA, Zuleide Bezerra, e diversos secretários estaduais: Joanna Figueiredo (Justiça e Direitos Humanos), Carlos Braga (Assistência Social e Combate à Fome), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Juliana Gouveia (Mulher) e Hercílio Mamede (Casa Militar).
A comitiva também reuniu parlamentares, como as deputadas e deputados Doriel Barros, Rosa Amorim, Joaquim Lira, Henrique Queiroz Filho e Dani Portela, além de prefeitos da região: Jaime Lima (Glória do Goitá), Elias Meu Fii (Pombos), Joel Gonzaga (Feira Nova), Izalta (Ibirajuba) e Marcelo Gouveia, presidente da Amupe.
VISITA À ORGANIZAÇÃO GIRAL

Após a formatura, a governadora e os gestores visitaram a Giral, organização que atua há 18 anos com programas de formação, cultura, cidadania e inclusão social. A entidade realiza mais de 5.600 atendimentos mensais, beneficiando crianças, jovens e idosos de diversos municípios do interior. A agenda reforça o compromisso do Governo do Estado e das gestões municipais com a educação técnica, o desenvolvimento humano e a valorização da agricultura familiar — bandeira que vem sendo frequentemente defendida por Juliana de Chaparral em sua atuação regional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Em Glória do Goitá, Juliana de Chaparral acompanha governadora na formatura do SERTA e defende agricultura familiar nas cozinhas comunitárias

  Da REDAÇÃO charlesnasci@yahoo.com.br A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), integrou a comitiva da governadora Raque...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo