carreira médica federal para locais com dificuldade de acesso e alta vulnerabilidade. - Foto: Banco de Imagens
O programa substituirá o Mais Médicos, e traz algumas novidades, como formação em medicina de família e a gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, anunciou que vai lançar o primeiro edital do Médicos pelo Brasil. Medida tem o objetivo de levar atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todas as regiões do País.
O programa substituirá o Mais Médicos, e traz algumas novidades, como formação em medicina de família e comunidade, remuneração mais alta, avaliação de desempenho, progressão de carreira, e gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena. A previsão é que sejam ofertadas, inicialmente, 5 mil vagas, e que os médicos selecionados já comecem no primeiro semestre de 2022. Os contratos do antigo programa "Mais Médicos" continuarão vigentes até o fim dos prazos estabelecidos.
“Eu tenho rodado o Brasil e conversado com diversos gestores e profissionais de saúde para conhecer a realidade, as particularidades e os problemas que eles enfrentam. Por isso, afirmo que é prioridade do Médicos pelo Brasil contemplar os municípios mais pobres e que mais necessitam dos serviços de saúde”, disse o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.
O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. Conforme a Lei nº 13.958, a execução do novo programa deve ser feita pela Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps).
Com informações do Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário