TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

sábado, 21 de setembro de 2019

Gratidão, desafios e alegria: Dom Dino fala sobre os 16 anos à frente da Diocese de Caruaru

Bispo ficou marcado pelo jeito descontraído, pela formação dos padres e também pelo trabalho na Fazenda da Esperança.

Por G1 Caruaru

Dom Bernardino Marchiò, bispo emérito de Caruaru — Foto: João Paulo/Diocese de Caruaru
Dom Bernardino Marchiò, bispo emérito de Caruaru — Foto: João Paulo/Diocese de Caruaru
O bispo Dom Bernardino Marchiò, de 76 anos, encerra neste sábado (21) o trabalho à frente da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele será substituído por Dom José Ruy, de 52 anos, que toma posse no mesmo dia.
Dom Dino, como é chamado pelos fiéis, chegou em Caruaru no dia 12 de janeiro de 2003. O sacerdote foi responsável pela evangelização em 19 cidades do Agreste. Nelas, estão mais de 70 padres e uma população de mais de 900 mil pessoas.
Dom Dino ficou marcado pelo jeito descontraído, pela formação dos padres e também pelo trabalho na Fazenda da Esperança, que recebe pessoas que tentam sair do vício das drogas. Ele concedeu entrevista a TV Asa Branca. Durante a conversa com o repórter Mavian Barbosa, o bispo italiano falou sobre os desafios que encontrou na cidade, as mudanças que viu ao longo dos anos e sobre o novo momento na vida dele.
Confira trechos da entrevista:
Mavian Barbosa: O que esses 16 anos em Caruaru ensinaram ao senhor?
Dom Dino: Eu cheguei aqui em Caruaru em um período de transformação. Era uma cidade organizada, mas de 2003 até os nossos dias, Caruaru cresceu muito. Tive que fazer mudanças no meu estilo de ser bispo, de ser pessoa que representa a igreja. Entendi que devo entrar em contato com as pessoas, as autoridades, devo acolher. Aos poucos vou entrando na vida das pessoas, entrei na vida de Caruaru e das cidades vizinhas. Um dia desses ouvi alguém da TV Asa Branca que me falava da primeira entrevista que eu dei aqui na TV. Naquela época eu ainda era tímido, aqui aprendi a ser mais desinibido. Encontrei pessoas que me valorizavam e eu pude viver minha missão.
Mavian Barbosa: O senhor vai viver um novo momento da sua vida. Dom Dino se preocupa com o novo?
Dom Dino: Nas coisas de Deus não vamos ficar olhando para o passado. Foi bom, não tenho nada para reclamar do passado, agora Deus me chama para esta nova experiência. Ser bispo emérito, é ser bispo a serviço da igreja.
Mavian Barbosa: O que senhor tem a dizer a Deus?
Dom Dino: A minha vida é aqui, então quero agradecer a Deus que me deu essa oportunidade, de não me fixar no passado, mas avançar e descobrir todos os sinais da presença de Deus na sociedade, neste país, no Nordeste. Foi tudo uma graça de Deus, obrigado meu Deus, meu criador, aquele me dá a vida, aquele me deu a capacidade de ser "Alegre na Esperança".
00:00/03:32
Confira a entrevista com Dom Bernardino Marchiò, futuro bispo emérito de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário


O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Prefeitura de Casinhas realizando sonho da casa própria da população carente do nosso município

  A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou a primeira entrega do Programa Cas...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo