Capítulo 41. Explico-me: enquanto o herdeiro é menor, em
nada difere do escravo, ainda que seja senhor de tudo,
2. mas está sob
tutores e administradores, até o tempo determinado por seu pai.
3.
Assim também nós, quando menores, estávamos escravizados pelos rudimentos do
mundo.
4. Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu
Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,
5. a fim
de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua
adoção.
6. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos
corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
7. Portanto já
não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por
Deus.
8. Outrora, é certo, desconhecendo a Deus, servíeis aos que na
realidade não são deuses.
9. Agora, porém, conhecendo a Deus, ou
melhor, sendo conhecidos por Deus, como é que tornais aos rudimentos fracos e
miseráveis, querendo de novo escravizar-vos a eles?
10. Observais
dias, meses, estações e anos!
11. Temo que os meus esforços entre vós
tenham sido em vão. Voltemos à nossa confiança cordial
12. Irmãos,
sede como eu, pois também eu me tornei como vós. Não tenho nenhum motivo de
queixa contra vós.
13. Estais lembrados de como eu estava doente
quando, pela primeira vez, vos preguei o Evangelho
14. e fui para vós
uma provação por causa do meu corpo. Mas nem por isto me desprezastes nem
rejeitastes, antes me acolhestes como um enviado de Deus, como Cristo
Jesus.
15. Onde está agora aquele vosso entusiasmo? Asseguro-vos que,
se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos para mos dar!
16.
Tornei-me, acaso, vosso inimigo, porque vos disse a verdade?
17. Eles
vos testemunham amizade com má intenção, e querem separar-vos de mim, para
captar a vossa amizade.
18. É maravilhoso receber demonstrações de boa
amizade, mas que seja em todas as circunstâncias, e não somente quando estou
convosco.
19. Filhinhos meus, por quem de novo sinto dores de parto,
até que Cristo seja formado em vós,
20. quem me dera estar agora
convosco, para descobrir o tom que convém à minha linguagem, visto que eu me
encontro extremamente perplexo a vosso respeito.
21. Dizei-me, vós que
quereis estar sujeitos a uma lei: não ouvis a lei?
22. A Escritura diz
que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23. O da
escrava, filho da natureza; e o da livre, filho da promessa.
24.
Nestes fatos há uma alegoria, visto que aquelas mulheres representam as duas
alianças: uma, a do monte Sinai, que gera para a escravidão, é
Agar.
25. (O monte Sinai está na Arábia.) Corresponde à Jerusalém
atual, que é escrava com seus filhos.
26. Mas a Jerusalém lá do alto é
livre e esta é a nossa mãe,
27. porque está escrito: Alegra-te, ó
estéril, que não davas à luz; rejubila e canta, tu que não tinhas dores de
parto, pois são mais numerosos os filhos da abandonada do que daquela que tem
marido (Is 54,1).
28. Como Isaac, irmãos, vós sois filhos da
promessa.
29. Como naquele tempo o filho da natureza perseguia o filho
da promessa, o mesmo se dá hoje.
30. Que diz, porém, a Escritura?
Lança fora a escrava e seu filho, porque o filho da escrava não será herdeiro
com o filho da livre (Gn 21,10).
31. Pelo que, irmãos, não somos
filhos da escrava, mas sim da que é livre.