Tv Católica

Tv ao vivo

TV/BLOG INFORMAÇÃO

Radio/WebTV

Arraiá do Pedro Lourenço

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Juliana: "A mulher não pode ser só para compor chapa"

 

Do BLOG DE ALBERES XAVIER
charlesnasci@yahoo.com.br

Juliana de Chaparral, prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal pelo União Brasil, esteve como palestrante no recente congresso da Confederação Nacional de Vereadores, ocorrido em Caruaru, no Agreste, falando sobre a participação feminina na política.


"A mulher não pode ser vista só para compor uma chapa de qualquer jeito", afirmou, em entrevista ao Blog do Alberes Xavier. Veja no vídeo acima.

Casinhas se prepara para realizar mais uma edição da Cavalgada dos Compadres

 


Evento celebra tradição nordestina com homenagem aos parques de vaquejada, shows musicais e distribuição de feijoada para participantes em Serra Verde


O município de Casinhas se prepara para viver mais um grande momento de celebração da cultura nordestina. No próximo domingo (7 de dezembro) será realizada a 4ª edição da Cavalgada dos Compadres, evento que presta homenagem aos parques de vaquejada do município e reúne vaqueiros, amazonas e admiradores da tradição sertaneja.

A concentração começa às 8h, no Parque União, no centro da cidade, onde será oferecido café da manhã aos participantes. Às 9h30, um momento religioso marca a programação, com a bênção aos vaqueiros ministrada pelo vigário paroquial da cidade, Padre Léo. Momento também contará com declamações do poeta Klebson Oliveira. Em seguida, o pelotão inicia o percurso rumo à comunidade de Serra Verde, conduzindo os parques homenageados e celebrando a forte tradição da vaquejada em Casinhas.

Durante o trajeto, o público contará com apresentação ao vivo de Ranny Mattos e do aboiador Vando Duda, reforçando o clima de alegria, união e identidade cultural. A chegada a Serra Verde marca o início da festa no palco principal, que terá shows da cantora alagoana Emily Vaqueira — pela primeira vez no município — e do artista Fabinho Moral, encerrando a programação em grande estilo.

Além da música e da celebração, será distribuída gratuitamente uma feijoada para todos os participantes. A organização do evento é assinada por Joãozinho de Serra Verde e William Santana.

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

Juliana de Chaparral acompanha início das obras da primeira creche de Casinhas

 

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), acompanhou nesta semana o início das obras da primeira creche municipal, um compromisso assumido durante sua campanha e que começa a se concretizar ao lado da reforma e ampliação da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda, que também avança com ritmo acelerado. A nova creche será construída em um terreno vizinho ao hospital.

Em vídeo gravado no local, Juliana destacou a importância do equipamento. "Estou exatamente no terreno onde será construída a primeira creche de Casinhas, um sonho antigo que prometi realizar. Agora está começando a virar realidade, com toda a preparação do terreno, a terraplanagem, graças ao compromisso da nossa governadora Raquel Lyra, que tem trabalhado com seriedade pelos casinhenses", afirmou.

Veja no vídeo:
A gestora ressaltou ainda o impacto social da obra. "As mães poderão deixar seus filhos bem cuidados e seguir para o trabalho com tranquilidade. É dignidade, oportunidade, futuro. Vamos simbora!", disse.

Secretária de Saúde de Casinhas participa do 77° Encontro do COSEMS-PE em Garanhuns

 

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A secretária de Saúde de Casinhas, Alessandra Soares, esteve representando o município no 77° Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Encontro do COSEMS-PE), ocorrido na segunda (1º de dezembro) e terça-feira (02), no Hotel SESC Garanhuns, no Agreste Meridional. O evento reuniu gestores, técnicos e autoridades de saúde de todo o estado para dois dias de debates, formação, troca de experiências e articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do SUS.

A programação incluiu Assembleia Geral Ordinária, solenidade de abertura e momentos de integração entre os dirigentes municipais, reforçando a importância da construção coletiva na gestão da saúde pública. Entre os temas em destaque: Saúde Digital e o uso da Inteligência Artificial na saúde pública, Políticas de Equidade no SUS, Fortalecimento da Atenção Primária, Operacionalização das OCI’s, Assistência Farmacêutica e Execução de Emendas Parlamentares.
As falas de especialistas como Conceição Sampaio (Jaboatão), Abraão Melo (Palmares) e Gessyanne Vale Paulino, assessora técnica da SAES/MS, trouxeram uma visão clara sobre o impacto das OCI’s nos municípios — ferramenta que permite diagnósticos em até 60 dias e já apresenta resultados positivos em cidades como Jaboatão e Palmares. Representando Casinhas, Alessandra reforçou a importância da participação do município em espaços de formação e diálogo estadual.

"Seguimos com compromisso, diálogo e dedicação ao fortalecimento da saúde pública de Casinhas, sempre com o apoio da gestão da prefeita Juliana de Chaparral, do vice-prefeito Lúcio Silva e de toda a nossa equipe. Participar desse encontro só amplia nossos horizontes, fortalece o planejamento de políticas públicas e garante um intercâmbio fundamental para melhorar ainda mais o atendimento aos casinhenses", destacou.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Casal Chaparral prestigia abertura da Festa da Padroeira e acender das Luzes de Natal em Orobó

 


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O município de Orobó, no Agreste pernambucano, abriu oficialmente, na noite do sábado (29 de novembro), a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, com a tradicional Missa da Bandeira e o acender das luzes natalinas na Praça Coronel Abílio de Souza Barbosa.
A cerimônia contou com a presença da prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), do prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), e das filhas e familiares do casal, em um retorno simbólico às raízes políticas e afetivas da família, marcada pela trajetória de Chaparral como ex-gestor do município por dois mandatos.
Por motivo de força maior, o prefeito Biu Abreu (PSD) não pôde comparecer aos eventos, sendo representado pela vice-prefeita Lia de Chaparral, além do filho do gestor, Jonatas Abreu, e da nora Cíntia, acompanhados de secretários e vereadores municipais. Em sua rede social, o prefeito destacou o momento como marco de união. "Que as luzes acesas renovem nosso espírito e fortaleçam a caminhada de cada família neste período tão especial", escreveu.
A solenidade também reuniu os padres Aluísio Ramos e Raimundo Barbosa (pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia de Orobó), autoridades locais e da região e um público expressivo de moradores, consolidando uma noite que uniu devoção e simbolismo natalino.

O Legado de Júpiter

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

http://natalcasinhas.blogspot.com.br/
http://natalcasinhas.blogspot.com.br/

Anúncios


Juliana: "A mulher não pode ser só para compor chapa"

  Do BLOG DE ALBERES XAVIER charlesnasci@yahoo.com.br Juliana de Chaparral, prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal pelo Uni...

CASINHAS

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações

Maria, passa à frente - Padre Marlon Múcio

"Maria, passa a frente dos problemas, abre estradas, caminhos e corações. E conduza-nos à vida eterna junto de seu filho amado Jesus Cristo" - - - Se inscreva no Canção Nova Play: https://goo.gl/n5j4AW Veja este vídeo completo: https://goo.gl/yjps8s

Publicado por Canção Nova Play em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Oração de Frei Damião de Bozano

Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe

Dados da Cidade  Geografia  Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oe
Dados da Cidade Geografia Localiza-se a uma latitude 07º44’28” sul e a uma longitude 35º43’16” oeste. Sua população estimada em 2009 era de 14.798 habitantes. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico inferior a 800 mm, o índice de aridez até 0,5 e o risco de seca maior que 60%. Relevo O município de Casinhas insere-se nas Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema, composto por maciços e outeiros altos. Vegetação A vegetação do município é a caatinga hipoxerófila (ZANE – Zoneamento Agroecológico do Nordeste – EMBRAPA/2000). Hidrografia O município insere-se na bacia hidrográfica do rio Capibaribe. Os recursos hídricos dominantes são afluentes da bacia do rio Capibaribe, sobretudo o rio Caiai e os Riachos Gado Bravo e do Pato seus principais afluentes na área. O rio Capibaribe é perene e de baixa vazão no município. Todos os seus afluentes e subafluentes neste trecho possuem regime intermitente.

Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe

Histórico  Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existe
Histórico Segundo a tradição local, por volta de 1890, no caminho entre Bom Jardim e a mata existente no local, havia uma casinha de palha, onde vivia uma senhora portadora de deficiência que costumava dar pouso aos viajantes. Posteriormente mudou-se para o local o Sr. José Barbosa de Farias. Outras famílias estabeleceram-se no local. Em 1894, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, atual padroeira, pelo professor José Merim. A partir deste núcleo de pequenas casas, que deu origem ao nome Casinhas, surgiu o município. O distrito de Casinhas foi criado pelas leis municipais nºs 46, de 16 de Dezembro de 1925, e nº 2, de 16 de Novembro de 1929, sendo subordinado ao município de Surubim. Foi elevado à condição de município pela lei estadual nº 11228, de 12 de Julho de 1995, com base na lei estadual complementar n° 15, de 1990, que permitiu aos municípios a solicitação da emancipação, desde que atendessem a alguns requisitos, como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores seja maior que 30% desta população. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1997.

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ

MUDA CASINHAS MUDA CATOLÉ
NÃO FEZ É DIREITO DO POVO COLOCAR PRA FORA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

BUSCANDO CRISTO UMA LUTA DIARIA

Buscando Cristo